Conheça os 5 empregos que possivelmente não existirão mais em 2030

O mercado de trabalho está em constante mudança.

Anúncio


Empregos que possivelmente não existirão mais em 2030 ─  Devido ao aumento da digitalização, automação e inteligência artificial, algumas profissões hoje podem deixar de ser indispensáveis ​​em breve. Seu trabalho ainda resiste ao teste do tempo? Nesta data (04/03), o Guia do Ex-Negativado traz as informações.

Quais são os empregos que possivelmente não existirão mais em 2030?

Se você olhar para as vagas de 80 anos atrás, sentirá que parou numa máquina do tempo. Quem procura um emprego pode se candidatar a profissões esquecidas, como tipógrafo, acendedor de lâmpadas ou amolador de facas. Vinte anos atrás, certas funções ainda apresentavam muitas possibilidades para o futuro.

Podemos lembrar do vendedor da videoteca (ver um filme exigia algum esforço e sobretudo colocar o videocassete de volta na videoteca) ou do revelador de fotos (que trabalhava em uma sala escura com recipientes cheios de líquido químico e um secador).

Muitas dessas profissões, infelizmente, não são mais relevantes hoje. Pior ainda, eles nos lembram de um tempo que definitivamente acabou.

Evolução rápida

Nosso mercado de trabalho evoluiu consideravelmente nos últimos 10 anos. Devido à automação, cada vez mais tarefas são realizadas por computadores ou robôs.

Continua depois da publicidade

A digitalização também está tendo um grande impacto em nossas vidas diárias e em nossas carreiras. Profissões que ainda parecem óbvias hoje provavelmente estarão desatualizadas ou redefinidas daqui a uma década.

Continua depois da publicidade

Veja também: Documentos para viajar de avião no Brasil: saiba o que é necessário levar

Trabalhos sem futuro

Quais são os empregos que possivelmente não existirão mais em 2030?
Quais são os empregos que possivelmente não existirão mais em 2030? – Foto: Canva

Além das muitas profissões em que o trabalho manual é automatizado, as seguintes profissões deixarão de existir ou terão uma interpretação completamente diferente em 2030.

1. Funcionário de uma agência de viagens

Qualquer pessoa que reserve suas passagens de avião e noites de hotel no sofá dificilmente pode imaginar ter que sair de casa para realizar tais tarefas. E, no entanto, ainda existem agências de viagens, aqueles lugares famosos onde você passa meio dia folheando folhetos e esperando sua vez no balcão de informações.

Infelizmente, devido à digitalização, a reserva de viagens ou passagens aéreas é cada vez mais feita online e as agências de viagens estão fadadas ao desaparecimento.

2. Caixa

Cada vez mais supermercados estão introduzindo o checkout automático. Portanto, o cliente digitaliza seus produtos e paga por eles com seu cartão bancário. A função de caixa pode ser transformada em assistente de clientes em caso de problemas (técnicos) ou dúvidas.

3. Operador de impressão

A mídia impressa está sendo cada vez mais substituída pela mídia online. Graças à digitalização, agora você pode ler seu jornal ou revista online pela manhã no café da manhã, incluindo atualizações.

Como resultado, então, o trabalho do operador de impressão evoluirá de uma função artesanal para uma função de operador de processo digital. Este é um exemplo perfeito de transformação de trabalho ao longo do tempo.

4. Funcionário do banco

Banca, seguro ou investimento: tudo isto é feito cada vez mais online. As agências bancárias serão menores no futuro e terão consultores financeiros e especialistas entre seus funcionários.

5. Funcionário do call center

A introdução de chatbots significa, portanto, que você não precisa mais ligar para call centers rotineiramente. O telemarketing também está evoluindo e as chamadas de vendas automatizadas são cada vez mais agendadas.

Veja também: Profissões que não exigem diploma em Portugal: salário médio de 1.300 euros

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...