Auxílio-doença para desempregado: Veja regras e como pedir

Mesmo quem está sem recolher ao INSS pode obter benefício caso ainda esteja no período de graça

Anúncio


Curitiba, 16 de março de 2022 – O INSS garante o auxílio-doença para desempregado em algumas situações. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado hoje e saiba quando isso acontece e como requerer o benefício sem sair de casa.

Quando o desempregado tem direito ao auxílio-doença?

Auxílio-doença para desempregado
Auxílio-doença para desempregado: Veja regras e como pedir – Foto: Canva

Quando o cidadão ainda estiver no período de graça do INSS. Ele é de 12 meses para quem contribuiu à Previdência por até 10 anos. Para quem recolheu valores para ela por 10 anos ou mais o período é de 24 meses.

Ele começa a contar ao final do aviso prévio ou, então, ao final do último benefício do INSS, caso o desemprego tenha ocorrido em meio ao recebimento.

Por isso, além de auxílio-doença o desempregado também pode receber salário-maternidade ou auxílio por acidente, caso as situações que gerem os benefícios ocorram dentro do período de graça.

Igualmente, caso o trabalhador venha a falecer dentro do período de graça, gera o direito de recebimento de pensão por morte aos seus dependentes financeiros.

Continua depois da publicidade

Como pedir o auxílio-doença para desempregado?

O requerimento do benefício é feito pela internet. Por isso, sequer é necessário sair de casa em um primeiro momento, mas somente depois, para perícia.

Continua depois da publicidade

É a perícia que determina se o cidadão realmente está em situação de saúde que lhe impeça de prestar serviços remunerados. Por isso, ela é essencial.

Primeiramente, então, marca-se a perícia e somente depois dá-se continuidade ao pedido de auxílio-doença para desempregado. Veja, então, como fazer:

  • Entre no Meu INSS e faça login com senha;
  • No menu à esquerda da página clique em “Agende sua perícia” > “Agendar Novo”;
  • Conclua o pedido e, depois, compareça à perícia conforme data, horário e local informados no formulário de agendamento. É importante ter em mãos exames médicos e laudos anteriores.

Então, caso a perícia de auxílio-doença para desempregado conclua pela incapacidade temporária o pedido é encaminhado para ter continuidade.

Depois da perícia, aliás, o INSS possui 45 dias para dar resposta ao pedido, seja ela positiva ou não. Caso não respeite o prazo é possível entrar com ação na justiça.

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Não há dúvidas de que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira de enorme utilidade. Sobretudo se usado com inteligência.

No entanto, o mesmo cartão que pode trazer diversos benefícios também pode ser um grande vilão para os consumidores. Muita gente no país está endividada e é o cartão o principal motivo do endividamento.

Nesse contexto vale a pena mencionar que o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de juros do mundo todo. Para se ter uma noção, a taxa anual média do rotativo aqui no país é de 237,9%. Por outro lado, na Argentina paga-se 50%, no Chile paga-se 40,7% e no Peru 40%.

Em outras palavras, se uma pessoa gastar R$1 mil no cartão e não pagar, ao final de 12 meses ela estará devendo aproximadamente R$3.379,00. Portanto, saiba hoje com negociar e pagar as dívidas do produto! Veja o vídeo!

Empréstimos e financiamento para pequenas empresas: Podcast sobre captação de recursos – Parte 01

Veja como conseguir dinheiro para montar ou desenvolver o seu negócio.

Carregando comentários aguarde...
...
...