Como faço para sacar o PIS? Veja opções; Pagamentos iniciam neste mês
Abono salarial é pago pela Caixa Econômica
Como faço para sacar o PIS? Esta é uma dúvida recorrente, especialmente pela proximidade do pagamento do abono. Veja hoje, 01 de fevereiro, as opções de saque.
O PIS é o Programa de Integração Social. Ele se volta aos trabalhadores da iniciativa privada e funciona como um bônus anual.
Do mesmo modo, os servidores públicos também têm direito a um abono. No caso deles, então, trata-se do Pasep, cujo valor e regras são os mesmos do PIS.
Como faço para sacar o PIS?
O pagamento do abono salarial dos trabalhadores da iniciativa privada é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Desse modo, são as formas de pagamento do abono:
- Por transferência direta para poupança ou conta corrente CEF;
- Pela poupança digital Caixa Tem;
- Pelo Cartão Cidadão.
Isto é, quem tem uma conta na Caixa Econômica pode receber por ela, de forma direta; por outro lado, quem não tem deve escolher entre sacar com o Cartão Cidadão ou pelo app Caixa Tem.
No primeiro caso, então, basta ter em mãos o cartão e a senha dele. Assim dirija-se até um caixa eletrônico CEF, representante Caixa Aqui ou casa Lotérica para fazer o saque.
Já para o saque pelo Caixa Tem existem duas possibilidades: primeiramente, fazer transferência PIX para uma conta de sua preferência.
Igualmente, é possível sacar o valor do Caixa Tem em caixa eletrônico. Nessa hipótese, basta gerar um código de saque no aplicativo; ele tem duração de 1 hora.
Contudo, vale lembrar que esses passos de como sacar o PIS somente se aplicam após a liberação dos valores. Estes, aliás, já têm data certa para ocorrerem, veja abaixo.
Calendário para sacar o PIS já está definido
Os pagamentos do abono, nesse caso, são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Desse modo, veja as datas de liberação:
- Janeiro: 8 de fevereiro;
- Fevereiro: 10 de fevereiro;
- Março: 15 de fevereiro;
- Abril: 17 de fevereiro;
- Maio: 22 de fevereiro;
- Junho: 24 de fevereiro;
- Julho: 15 de março;
- Agosto: 17 de março;
- Setembro: 22 de março;
- Outubro: 24 de março;
- Novembro: 29 de março;
- Dezembro: 31 de março.
Dessa maneira, basta seguir uma das formas de como sacar o PIS vistas acima após a data de liberação do seu abono, conforme datas do calendário.

Como faço para sacar o Pasep?
Enquanto o PIS é pago pela CEF, o Pasep, referente aos servidores públicos, fica sob a responsabilidade do Banco do Brasil.
Os pagamentos também ocorrem a partir de fevereiro e se encerram em março. Eles se dão por transferência direta do valor para uma conta do servidor no BB.
Quanto às datas para saque do Pasep, tem-se que a determinação delas segue o número final da inscrição no programa. Veja:
- 0-1: 15 de fevereiro;
- 2-3: 17 de fevereiro;
- 4: 22 de fevereiro;
- 5: 24 de fevereiro;
- 6: 15 de março;
- 7: 17 de março;
- 8: 22 de março;
- 9: 24 de março.
Portanto, é possível sacar o PIS a partir da próxima terça-feira, enquanto o saque do Pasep passa a ser possível a partir de 15 de fevereiro.
RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA
A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.
Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.
Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.
Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!




Comentários estão fechados.