Como funciona o empréstimo consignado pelo INSS? Tire suas dúvidas aqui

Veja valores, como contratar e quem pode solicitá-lo

Anúncio


Curitiba, 28 de março de 2022 – O empréstimo consignado pelo INSS é uma oportunidade de obter dinheiro extra a baixos juros. Ele sofreu algumas alterações, recentemente. Veja quais são elas e como funciona esse tipo de crédito aqui no Guia do Ex-Negativado.

Como funciona o empréstimo consignado do INSS?

empréstimo consignado pelo INSS
Como funciona o empréstimo consignado pelo INSS? Tire suas dúvidas aqui – Foto: Canva

Consignado é o tipo de crédito que se relaciona diretamente com a remuneração mensal do cidadão. Por exemplo, ao salário. No caso dos beneficiários do INSS, ao benefício mensal.

Assim, ao invés do indivíduo pagar uma fatura mensalmente o pagamento é automático. Afinal, há o desconto do valor que corresponde à parcela antes mesmo de se receber o benefício.

Os beneficiários do INSS, então, recebem o benefício já sem o valor da parcela do empréstimo. Isso acaba funcionando como uma garantia ao credor, o que ajuda na diminuição das taxas de juros.

Mudanças recentes aumentaram valor do empréstimo

O empréstimo consignado pelo INSS passou recentemente por algumas alterações. Elas foram possíveis, conforme o site UOL, pela edição da Instrução Normativa 131.

Continua depois da publicidade

Ela autoriza, então, os bancos a aumentarem o valor disponível para empréstimo consignado. Afinal, ele somente pode comprometer parte da renda do cidadão.

Continua depois da publicidade

Anteriormente o consignado poderia comprometer até 35% da renda dos beneficiários do INSS. Contudo, agora essa porcentagem sobe para 40%.

Desse total de 40% da renda que pode se comprometer para fins de empréstimo 35% se volta ao empréstimo e os outros 5% ao cartão de crédito consignado.

Qual o valor do empréstimo consignado pelo INSS?

Isso depende sempre do valor que o beneficiário do INSS recebe mensalmente. Dessa forma, essa é a base de cálculo do valor que pode ser obtido por meio de crédito.

Quem tem direito ao empréstimo consignado do INSS?

Apenas aposentados e pensionistas do INSS. Afinal, os demais benefícios previdenciários são temporários. Por isso, não admitem seu uso como base de obtenção de crédito.

Como pedir o empréstimo consignado pelo INSS?

A operação é feita diretamente com o banco. Isto é, o INSS não participa das negociações e da contratação de empréstimo. Em verdade, apenas fiscaliza e, depois, realiza os descontos necessários.

Portanto, para pedir seu empréstimo é necessário ir até um banco e solicitar uma simulação de crédito. Vale lembrar, aliás, que os bancos podem usar diferentes condições, bem como taxas de juros diversas.

Por isso, é interessante fazer a simulação em mais de um banco para encontrar as melhores condições para obter dinheiro extra.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. E, isso, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar.

Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...