Como funcionam as férias do trabalhador? Confira tudo sobre o período, valores e regras

Período de descanso anual segue normas específicas, conheça quais são

Anúncio


Como funcionam as férias do trabalhador? Veja hoje, 10 de fevereiro, as regras, limites, valores e período do descanso anual.

As férias possuem remuneração especial. Isto é, além de garantirem o afastamento do trabalhador por certo tempo sem prejuízo à renda, também garante um bônus.

Para isso, entretanto, o trabalhador deve garantir a conquista das férias. Isso se revela no período aquisitivo e no número de faltas ocorridas nele. Abaixo, então, veja tudo sobre o assunto!

Como funcionam as férias do trabalhador?

Abaixo confira os principais tópicos sobre as regras das férias, seus períodos, valores, vendas e direitos que elas abarcam.

Como funcionam as férias do trabalhador: Período aquisitivo e concessivo

Primeiramente há a prestação de 12 meses de trabalho, o período aquisitivo. Ele se conta a partir do contrato ou a partir do final do último período de mesma natureza.

Continua depois da publicidade

Ao final dele, então, há a conquista de um período completo de férias de 30 dias. Assim, dá-se início ao período concessivo, que são os 12 meses dentro dos quais o empregador deve conceder as férias.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, note, começa um novo período aquisitivo. Desse modo, no mesmo período de 1 ano que existe para a concessão das férias também há a conquista de um novo período de descanso.

Como funcionam as férias do trabalhador
Como funcionam as férias do trabalhador? Confira período, valores e regras – Foto: Canva

Faltas afetam as férias

Além disso, as faltas que ocorrerem durante o período aquisitivo afetam o direito às férias. Todavia, nesse caso somente se consideram as ausências sem justificativa conforme previsão em lei.

Até 5 faltas no período de conquista das férias não as afetam. Por outro lado, caso o trabalhador tenha 6 ausências sem justificativa ou mais o seu período de descanso se limita. Veja como fica:

  • 24 dias de férias para quem teve entre 6 e 14 faltas;
  • 18 dias de férias para 15 a 23 faltas no período;
  • 12 dias de férias para faltas superiores a 24.

Como funcionam as férias do trabalhador: Dias mínimos de descanso

Após a conquista das férias o trabalhador tem direito a 30 dias de descanso, caso não tenha ocorrido em mais de 5 faltas sem justificativa.

Contudo, não há obrigação de gozar do período integral de uma vez. É possível dividir as férias em até 3 períodos, sendo que um deve ter ao menos 15 dias e os demais não podem ser inferiores a 5 dias.

Como funcionam os abonos de férias do trabalhador?

Abono é o nome que se dá à “venda” de férias. Isto é, quando o trabalhador abre mão de parte do seu período de descanso. Assim, ele presta serviço em alguns desses dias e ganha o valor por isso.

Nesse caso o trabalhador recebe tanto o valor das férias quanto o salário normal dos dias que trabalhou. Contudo, somente o empregado pode requerer o abono, sendo ilegal a imposição dele pela empresa.

Como funcionam as remunerações de férias do trabalhador?

As férias do trabalhador garantem adicional de 1/3. Assim, independentemente se houver 30 ou 15 dias de descanso, há pagamento de 33% a mais.

Quem sai de férias por 30 dias deve multiplicar o salário por 1,3. Por outro lado, quem descansa por somente 10 dias deve dividir o salário por 3 e o resultado por 1,3.

Além disso, o pagamento das férias deve ocorrer antes delas começarem. Por isso é necessário cuidado! Afinal, ao retornar das atividades não haverá pagamento do valor do mês, que teve antecipação.

Férias proporcionais do trabalhador: Como funcionam?

Ainda, a lei também garante a figura das férias proporcionais. Elas se apresentam quando há fim do contrato antes do fim de um dos períodos aquisitivos de férias.

O pagamento proporcional aplica-se no caso de demissão, acordo ou dispensa sem justa causa. Somente não existem férias proporcionais quando a dispensa for por justa causa.

Por exemplo, quem trabalha por 10 meses e deixa o emprego garante ao menos 10/12 de férias, proporcionalmente. Nesse caso, então, divide-se o salário por 12 e multiplica-se por 10. O resultado, então, deve ser multiplicado por 1,3.

Ainda, férias vencidas ou cujo período de aquisição já terminou, mas não houve concessão, também são pagas ao trabalhador quando ele deixa o emprego.

Como funcionam os períodos de concessão de férias do trabalhador?

Embora o período de férias passe a valer após a aquisição (12 meses de trabalho) e haja mais 12 meses para concedê-las, o período específico de concessão cabe ao empregador decidir.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista, então, o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...