Como pedir aposentadoria pelo LOAS? Confira passo a passo

Benefício se volta às pessoas com deficiência

Anúncio


As pessoas de baixa renda que tenham deficiência têm direito a um benefício do INSS. Confira hoje, 31 de janeiro, como pedir aposentadoria pelo LOAS.

BCP/LOAS é o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência da Lei Orgânica da Assistência Social. Ele garante 1 salário-mínimo (R$ 1.212) mensal aos beneficiários.

É possível pedi-lo mesmo que o cidadão nunca tenha contribuído com o INSS. Além disso, a solicitação do benefício ocorre pela internet.

Como pedir aposentadoria pelo LOAS?

Como pedir aposentadoria pelo LOAS
Como pedir aposentadoria pelo LOAS: Confira passo a passo – Foto: Canva

O pedido ocorre pelo Meu INSS, portal da Previdência Social disponível para acesso por aplicativo e pelo site. Abaixo, veja o passo a passo para requerer o benefício:

  • Acesse o Meu INSS com login e senha ou faça um cadastro conforme instruções em tela;
  • Na página inicial, clique em “Novo Pedido”;
  • Então, para pedir a aposentadoria pelo LOAS digite “BCP” ou “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” na linha com a lupa e clique sobre a opção que aparecer;
  • Informe seus dados pessoais e encaminhe o pedido.

Depois, para acompanhar o resultado do pedido, basta acessar a plataforma Meu INSS, fazer login e clicar em “Consultar pedidos”. Assim, clique sobre o requerimento e veja-o em detalhes.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito à aposentadoria pelo LOAS?

Como dito anteriormente, não é necessário contribuir ao INSS para ter direito ao benefício. Isto é, ele sequer possui carência. Contudo, não significa que não tenha regras.

Continua depois da publicidade

Veja, então, os requisitos para pedir a aposentadoria pelo LOAS:

  • Comprovação da deficiência;
  • Renda familiar mensal de até R$ 303 por pessoa (1/4 do salário mínimo). Para obter o valor, some a renda de todas as pessoas da mesma família que residem juntas e divida o resultado pelo número de familiares;
  • Inscrição no Cadastro Único.

Por fim, cabe ressaltar que pedir aposentadoria pelo LOAS não garante décimo terceiro salário do INSS. Igualmente, não gera pensão por morte em caso de falecimento do beneficiário.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO (Sem crise no bolso)

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito.

Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização.

No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada.

Não importa qual a sua renda, viver de acordo com a sua realidade financeira certamente vai te ajudar a honrar com as contas e, de quebra, ter aquele pé de meia.

Portanto, é importante não se enrolar no uso do cartão de crédito, na falsa ilusão do que ele supostamente pode proporcionar. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro.

Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...