Como saber se tenho direito ao Pasep? Abono já está disponível

Pagamentos foram feitos pelo Banco do Brasil

Anúncio


Curitiba, 30 de março de 2022 –  Como saber se tenho direito ao Pasep? O pagamento deste abono já encerrou, diferentemente do PIS, cuja quitação termina amanhã. Por isso, quem tem direito a ele já o recebeu. Confira com o Guia do Ex-Negativado, então, como descobrir se você o recebeu.

O Pasep é um abono salarial que é de direito dos funcionários públicos de baixa renda. Assim, ele é, na categoria, o correspondente ao PIS, que é pago aos trabalhadores da iniciativa privada.

Para receber o valor, além de ser servidor público e receber até dois salários mínimos, também é preciso preencher outras regras. Abaixo, veja quais são elas e como consultar o pagamento!

Como saber se tenho direito ao Pasep?

tenho direito ao Pasep
Como saber se tenho direito ao Pasep? Abono já está disponível – Foto: Canva

Uma vez que o pagamento já se encerrou, é possível simplesmente conferir o saldo em conta corrente. Afinal, o Banco do Brasil, responsável por repassar os valores do abono, transfere-os automaticamente.

Além disso, também é possível usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Ali você consulta se o abono está ativo. Caso esteja, o pagamento deve ter sido feito.

Continua depois da publicidade

Outra opção é fazer a consulta por telefone. Para isso, ligue para a Central de Atendimento pelo número 4004-0001 ou 0800 729 0001.

Continua depois da publicidade

Por fim, outra forma de saber se você tem direito ao Pasep é pelo próprio site do Banco do Brasil. Nesse link você preenche seu CPF e data de nascimento ou apenas o número Pasep e descobre em poucos passos se recebeu ou não o abono.

Se acordo com o G1, para saber o seu número Pasep basta consultá-lo pelo app da Carteira Digital, pelo Meu INSS ou pela central telefônica 135.

Aliás, caso tenha algum problema com o pagamento do abono basta ir até uma agência do BB com um documento de identificação em mãos e requerer o atendimento presencial. Ou, então, pelo telefone 158.

Quais são as regras para ter direito ao Pasep?

Uma vez que o ano-base de pagamento dos abonos neste ano é 2020, as regras devem ser analisadas de acordo com a realidade daquele ano. Dito isso, veja quais são:

  • Trabalho de ao menos 30 dias com registro em carteira (CTPS);
  • Salário médio mensal de até R$ 2.424 (dois salários mínimos);
  • Inscrição no Pasep há pelo menos 5 anos.

Portanto, somente tem direito ao Pasep quem trabalhou 30 dias em 2020. Igualmente, que neste ano já exercia a profissão de servidor público há 5 anos e recebia até dois salários mínimos.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. E, isso, mesmo sem precisar gastar muito.

Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar. Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

 

Carregando comentários aguarde...
...
...