Veja como saber se tem PIS atrasado para receber e não deixe de sacar o que é seu

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou que há mais de R$ 208 milhões que foram “esquecidos” por trabalhadores que tinham direito ao PIS referente ao ano-base de 2019 e que não realizaram o saque na data programada.

Anúncio


Salvador, 03 de abril de 2022 Como saber se tenho PIS atrasado? Essa é uma das dúvidas que tem movimentado as buscas no Google, com trabalhadores que entendem não ter recebido o Abono Salarial que seria de direito em relação ao ano-base 2019. Explicaremos com detalhes hoje.

O que é Abono Salarial?

O Abono Salarial PIS é o benefício pago anualmente pelo Governo aos trabalhadores da iniciativa privada, que possuem carteira assinada. Os valores podem chegar a até um salário mínimo cheio, a depender do número de meses trabalhados.

Já o PASEP é o Abono Salarial voltado para quem atua como funcionário público, seja em órgão municipal, estadual ou federal. É o Banco do Brasil que se responsabiliza pelos pagamentos deste benefício.

PIS/PASEP atrasado: mais de 320 mil trabalhadores podem sacar

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou que há mais de R$ 208 milhões que foram “esquecidos” por trabalhadores que tinham direito ao PIS referente ao ano-base de 2019 e que não realizaram o saque na data programada, que era até 30 de junho de 2020.

São mais de 320 mil trabalhadores que estão nessa situação e que podem resgatar um valor que nem lembrava ter à disposição.

Continua depois da publicidade

Trata-se de um lote diferente do que foi liberado no calendário finalizado em março, que era referente ao ano-base 2020. Também não deve ser confundido com a plataforma Valores a Receber do Banco Central.

Continua depois da publicidade

Como saber se tenho PIS atrasado?

Para realizar consulta sobre um possível valor esquecido referente ao PIS 2019, o trabalhador deve realizar um dos seguintes procedimentos:

– Ligar para o telefone 158; ou

– Checar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital se há algum valor pendente, realizando login com uma conta gov.br.

Como saber se tenho PIS atrasado para receber?
Como saber se tenho PIS atrasado para receber? (Foto: Canva Pro)

Como sacar o PIS atrasado?

Veja abaixo as possibilidades.

Presencialmente:

É possível ir até uma unidade regional do Ministério do Trabalho em sua localidade, portando documento com foto; ou

Virtualmente:

Também é permitido enviar um e-mail para o Ministério solicitando a reemissão do valor que tem como direito.

O endereço de e-mail é [email protected].

No lugar de “UF”, coloque a sigla do seu estado.

Por exemplo: [email protected], se for residente do estado de São Paulo.

Quem tem direito ao PIS atrasado?

Como o calendário atualmente respeita o ano-base 2019, é necessário que o trabalhador em questão tenha cumprido os requisitos para ter acesso ao benefício ao longo do ano de 2019. Que são os seguintes critérios:

  • Ter trabalhado pelo menos um mês com carteira assinada ou como funcionário público em 2019;
  • Ter recebido vencimentos de no máximo dois salários mínimos por mês ao longo do ano;
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos 5 anos em 2019. Ou seja, o cadastro precisa ter sido feito em no máximo 2014;
  • Ter seus dados registrados corretamente pelo empregador na rais/e-Social.

Veja também: Quer Gastar Menos Gasolina? Veja Os 10 Carros Mais Econômicos Do Brasil

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA (#PARTIUSERPATRÃO)

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...