Aprenda hoje como transferir título de eleitor; prazo está próximo do fim

A transferência é feita inteiramente pela internet. Assim, é prática e bastante simples de fazer. Ela apenas exige a posse de alguns documentos digitalizados.

Anúncio


Como transferir título de eleitor? Quem se mudou para outra cidade precisa fazer a transferência do documento para poder votar nela. Hoje, então, o Guia do Ex-Negativado ensina o passo a passo de como fazê-la online!

A transferência é feita inteiramente pela internet. Assim, é prática e bastante simples de fazer. Ela apenas exige a posse de alguns documentos digitalizados.

Aliás, mesmo quem não se mudou de cidade, mas sim de região dentro de um mesmo município, pode trocar o local de votação. Isso também ocorre online.

Como transferir o título de eleitor?

Como transferir título de eleitor
Documento de identificação com foto é um dos requisitos para transferir título de eleitor. – Foto: Canva

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes da transferência é necessário digitalizar (com a câmera do celular) os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Certificação de quitação militar (somente para homens com mais de 19 anos);
  • Foto do rosto (selfie) ao lado do documento de identidade.

Dessa forma, após a reunião dos documentos basta seguir esse passo a passo:

Continua depois da publicidade
  • Acesse o site do TSE;
  • Clique em “Eleitor e eleições” > “Autoatendimento do eleitor” > “Atendimento ao Eleitor” > “Atualizar endereço”;
  • Então, preencha o formulário e siga as instruções em tela. Além disso, anexe os documentos digitalizados;
  • Por fim, escolha um local de votação dentro da cidade em que você reside agora, confirme, anote o número do protocolo e finalize o atendimento.

Quem pode transferir o título eleitoral?

Somente pode transferir o título de eleitor quem está em dia com a Justiça Eleitoral. Por isso, é importante que antes de seguir os passos acima você faça essa consulta.

Continua depois da publicidade

Ela também ocorre dentro do site do TSE. Para isso, basta acessá-lo e dentro do menu de autoatendimento clique em “Consultar situação do título eleitoral”.

Caso haja alguma pendência você pode gerar guia de pagamento e atualizar os dados online.

Além disso, existem outras exigências para transferir o título de eleitor de cidade. Isso somente pode ocorrer caso resida há 3 meses no novo município.

Do mesmo modo, o alistamento militar (para homens) deve ter ocorrido há pelo menos um ano, assim como a última transferência do título (com exceção dos servidores públicos).

Como transferir o título de eleitor dentro da própria cidade?

Caso a sua intenção seja mudar o local da votação dentro do próprio município, saiba que isso também é fácil e ocorre online, sem necessidade de atendimento presencial.

Acesse o site do TSE e a parte destinada ao autoatendimento do eleitor. Depois, clique na opção “Troque seu local de votação” e siga as instruções em tela.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...