CPF cancelado: quando isso acontece? Aprenda a consultar e resolver situação de vez

O CPF corresponde ao Cadastro da Pessoa Física. Além de ser importante para as contratações de serviços bancários, também é crucial para conseguir benefícios sociais como o Auxílio Brasil.

Anúncio


Curitiba, 02 de abril de 2022 – Ter o CPF cancelado pode trazer muitas dores de cabeça ao cidadão. Afinal, o registro é essencial para abrir contas bancárias, conseguir crédito, entre outros. Confira no Guia do Ex-Negativado os possíveis motivos do cancelamento e como resolver.

O CPF corresponde ao Cadastro da Pessoa Física. Além de ser importante para as contratações de serviços bancários, também é crucial para conseguir benefícios sociais como o Auxílio Brasil.

Portanto, diante do seu cancelamento ou mesmo da suspensão dele é necessário saber como resolver a situação. Confira a resposta abaixo.

Por que o CPF foi cancelado?

Existem 3 motivos que podem levar ao cancelamento do CPF, veja:

  • Duplicidade de documentação (quando existem 2 números de CPF para uma pessoa). Até alguns anos atrás, por exemplo, quando alguém casava e mudava de sobrenome, não havia alteração no documento, mas a expedição de um novo;
  • Por ordem judicial ou administrativa;
  • Perda ou roubo do documento.

Portanto, caso o seu CPF conste como cancelado o motivo precisa ser um destes três.

Continua depois da publicidade
CPF cancelado
CPF cancelado: Quando isso acontece? Aprenda a consultar e resolver situação – Foto: Canva

Cancelamento do CPF x Suspensão do CPF

Antes de vermos como consultar e resolver a situação do seu CPF é necessário ressaltar que o cancelamento e a suspensão não são a mesma coisa.

Continua depois da publicidade

Enquanto o cancelamento faz com que o número deixe de existir, a suspensão apenas retira, temporariamente, a validade do documento.

Aliás, a suspensão decorre de informações incorretas presentes no cadastro. Ou, então, por causa da ausência na votação nas últimas eleições.

Como saber a situação do meu CPF?

Conforme o site G1, basta entrar no site da Receita Federal e depois, clicar na opção de consulta. Assim, informe seu CPF e a sua data de nascimento. Clique em “Não sou um robô” > “Consultar”.

Aguarde o redirecionamento da página para ver a situação do CPF. Ela pode ser:

  • Regular;
  • Cancelado;
  • Suspenso;
  • Pendente de regularização;
  • Titular falecido.

Como resolver o CPF cancelado?

Por fim, para resolver a situação é necessário acessar o site da Receita Federal. Ali, então, agende um horário de atendimento na agência física mais próxima.

Depois, então, reúna documentos pessoais tais como documento de identidade com foto e título de eleitor (pode ser o eletrônico).

Dessa maneira, compareça no dia e horário marcados para resolver a situação do CPF cancelado e, com isso, garantir acesso a serviços públicos e privados.

5 ideias de negócios com até R$ 1 mil: VEJA COMO EMPREENDER COM POUCO DINHEIRO e tenha renda agora

Em meio à crise econômica enfrentada pelo país, é comum a busca por formas de garantir a renda mensal ou mesmo, quem sabe, conquistar a sonhada independência financeira.

Hoje mostraremos que existem muitas ideias que podem promover lucro aos empreendedores iniciantes. E, isso, mesmo sem precisar gastar muito. Com um bom conhecimento sobre o negócio escolhido, aliado à disciplina e estratégia, é totalmente possível obter bons resultados.

Vale também destacar que as redes sociais podem ser uma parceira e tanto para os empreendedores que almejam se destacar. Portanto, confira o vídeo e veja algumas possibilidades que preparamos para hoje.

Carregando comentários aguarde...
...
...