Onde o trabalhador deve procurar seus direitos? Saiba protegê-los

Existem formas de denunciar transgressão aos direitos e de buscar o cumprimento deles

Anúncio


A lei trabalhista garante uma série de benefícios em favor do trabalhador. Mas e quando eles são desrespeitados, onde o trabalhador deve procurar seus direitos? Veja hoje (13 de março).

Existem canais de denúncia que podem ser utilizados pelo trabalhador em proteção aos seus direitos. Da mesma forma, é possível buscar a imposição do cumprimento deles pelo empregador.

Afinal, se a lei garante direitos, ela também determina meios de garanti-los. Do mesmo modo, sanções a quem desrespeitá-la.

Onde o trabalhador deve procurar seus direitos?

Não raro as empresas e empregadores em geral desrespeitam os direitos dos trabalhadores. Por exemplo, ao deixar de pagar parcelas trabalhistas. Igualmente, ao ultrapassar os limites de jornada.

Independentemente de qual for a transgressão à lei trabalhista, o trabalhador sempre pode buscar pelo cumprimento dos seus direitos, veja como.

Continua depois da publicidade
Onde o trabalhador deve procurar seus direitos
Onde o trabalhador deve procurar seus direitos / Fonte: Canva Pro

Denúncia em sindicato

Os sindicatos das categorias atuam como agentes importantes na relação de trabalho. Eles não apenas buscam melhores condições laborais, mas também o cumprimento delas.

Continua depois da publicidade

Por isso, o trabalhador pode buscar ajuda no sindicato e denunciar a empresa para o órgão. Igualmente, pode contar com orientação jurídica sindical.

Canal de denúncia trabalhista do governo federal

O governo federal possui uma plataforma especial para denúncias trabalhistas. Essa é uma das opções onde o trabalhador pode procurar seus direitos.

Basta acessar o link da plataforma. Depois, preencher o formulário com os dados do trabalhador que faz a denúncia e sobre o empregador a quem ela diz respeito.

Porém, não se preocupe! Os dados são sigilosos e a empresa não saberá quem fez a denúncia. Por isso, pode usar a plataforma sem medo e, assim, fomentar investigações sobre o empregador.

Trabalhador pode procurar seus direitos pelo canal “Denuncie” do Ministério Público

Ainda, os trabalhadores também possuem à disposição um canal do Ministério Público do Trabalho que recolhe denúncias sobre transgressões a direitos trabalhistas.

Mais uma vez, basta entrar na plataforma e preencher os dados. O sigilo, novamente, é garantido. Dessa forma, o MP promoverá uma investigação e fiscalização da empresa.

Ação trabalhista

Por fim, o trabalhador pode procurar seus direitos trabalhistas por meio de ação contra a empresa. Para isso, busque um advogado que irá lhe orientar.

Aprenda já a NEGOCIAR E PAGAR DÍVIDA DO CARTÃO de crédito e saia do sofrimento

Não há dúvidas de que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta financeira de enorme utilidade. Sobretudo se usado com inteligência. No entanto, o mesmo cartão que pode trazer diversos benefícios também pode ser um grande vilão para os consumidores.

Muita gente no país está endividada e é o cartão o principal motivo do endividamento. Nesse contexto vale a pena mencionar que o Brasil possui uma das mais elevadas taxas de juros do mundo todo.

Para se ter uma noção, a taxa anual média do rotativo aqui no país é de 237,9%. Por outro lado, na Argentina paga-se 50%, no Chile paga-se 40,7% e no Peru 40%.

Em outras palavras, se uma pessoa gastar R$1 mil no cartão e não pagar, ao final de 12 meses ela estará devendo aproximadamente R$3.379,00. Portanto, saiba hoje com negociar e pagar as dívidas do produto! Veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...