Quanto custa 1 hora extra no salário mínimo? Veja valor e como calcular

Valor da hora mudou com a entrada do novo salário mínimo em vigor

Anúncio


Com a entrada do novo piso salarial no Brasil quanto custa 1 hora extra no salário mínimo? Confira hoje, 03 de fevereiro, como é o cálculo da jornada extraordinária.

Sempre que o trabalhador trabalhar por número de horas superior àquelas da jornada contratual tem direito ao ressarcimento. Ele pode ser em pagamento ou em compensação.

No segundo caso trata-se do uso de banco de horas ou acordo de compensação em que o trabalho em número maior de horas em um dia se compensa pela diminuição da jornada em outro.

Quando não há compensação, então, faz-se necessário ressarcir financeiramente o trabalhador. Desse modo, veja como é o cálculo e o valor da hora extra mínima em 2022.

Quanto custa 1 hora extra no salário mínimo?

Para uma jornada de 44 horas semanais e que considere o adicional mínimo para o labor extraordinário (50%) o valor da hora extra, nesse caso, é de R$ 8,27.

Continua depois da publicidade

Já a hora normal, nesses mesmos moldes de jornada e adicional, é, atualmente, de R$ 5,51. Abaixo, então, entenda como é feito o cálculo e outras variações possíveis.

Continua depois da publicidade

Como é o cálculo de 1 hora extra do salário mínimo?

quanto custa 1 hora extra no salário mínimo
Quanto custa 1 hora extra no salário mínimo? Veja valor e como calcular – Foto: Canva

A hora extra, segundo lei, vale ao menos 1,5 hora normal. Ou seja, ela concede um adicional que deve ser de ao menos 50%. Dessa forma, é possível que haja adicional maior e decorrente de negociação sindical.

Além disso, a base de cálculo da hora extra é o salário mensal. Assim, é a partir dele que se estipula o valor da hora de trabalho e, depois, do labor extraordinário.

O valor da hora, por sua vez, depende do número de horas da jornada contratual do trabalhador. Ela pode ser, por exemplo, de 30, 36, 40 ou 44 horas semanais.

O mais comum é a aplicação da jornada de 44 hora semanais. Ela, então, apresenta o divisor 220, que é utilizado no cálculo para definição do valor de cada hora e, depois, da hora extra do salário mínimo.

Dessa forma, veja os divisores cabíveis de acordo com cada tipo de jornada:

  • Para 44 horas semanais: divisor 220;
  • 40 horas semanais: divisor 200;
  • 36 horas semanais: divisor 180;
  • 30 horas semanais: divisor 150.

Assim, o cálculo do valor de 1 hora extra do salário mínimo começa com a divisão do salário pelo divisor correspondente à jornada. Em seguida, multiplica-se o resultado por 1,5.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...