Quanto custa para reconhecer firma? Veja como funciona e valores

Serviço é prestado por cartórios e também pode ser feito online

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Quanto custa para reconhecer firma em cartório? Esse é um serviço muito importante e é indispensável em contratos, por exemplo. Veja hoje, 02 de fevereiro, o valor necessário para usá-lo!

O reconhecimento de firma ocorre nos Cartórios de Notas. Ele é de responsabilidade do tabelião e se volta à autenticidade de assinaturas e documento.

O processo serve, então, para confirmar a que uma assinatura, presente em um documento, é autêntica ou, ao menos, semelhante a da original. Confira, então, quanto custa e como funciona.

Quanto custa reconhecer firma em cartório?

Quanto custa para reconhecer firma
Quanto custa para reconhecer firma? Veja como funciona e valores – Foto: Canva

O valor para o reconhecimento de firma varia. Afinal, são os cartórios que estabelecem quais são os valores dos serviços que prestam ao público.

De forma geral, todavia, o reconhecimento de firma em cartório costuma variar entre R$ 5 e R$ 20. Contudo, somente é possível fazê-lo caso já haja registro de firma.

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Em caso contrário, somente será possível fazer o reconhecimento com a presença do signatário. Isto é, do dono da assinatura que se deseja reconhecer como verdadeira (ou com indícios de ser).

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Registro de firma é essencial para reconhecer firma

Como vimos acima, o reconhecimento de firma nada mais é do que a declaração da autenticidade de uma assinatura. Com isso, há o reconhecimento por comparação.

Compara-se a assinatura de um documento – cuja autenticidade se busca comprovar – com a assinatura que está registrada nos sistemas do cartório.

Esse registro pré-existente, então, é o registro de firma. A partir dele, portanto, ocorre o reconhecimento de firma pela comparação de uma assinatura nova e ele.

Reconhecimento de firma online já é realidade

Por fim, saiba que já é possível fazer o reconhecer firma sem sair de casa. Afinal, a maioria dos cartórios no Brasil aderiu à plataforma e-Notariado, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil.

Com ela é possível fazer uma ligação em vídeo na qual o tabelião faz o reconhecimento de uma assinatura. Entretanto, mais uma vez somente é possível fazê-lo caso já haja o registro de firma.

Portanto, sem o registro de firma (de assinatura) somente é possível fazer o reconhecimento da assinatura de um documento presencialmente.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

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