Quem opta pelo saque-aniversário perde seguro-desemprego?

Confira se benefícios são compatíveis

Anúncio


Quem opta pelo saque-aniversário perde seguro-desemprego? Entenda como funcionam esses benefícios e a compatibilidade entre eles hoje, 09 de março.

O seguro-desemprego se volta a quem perde o emprego de forma involuntária, na dispensa sem justa causa. Além disso, exige que o trabalhador não tenha outra forma de renda.

Já o saque-aniversário é uma das modalidades de movimentação do Fundo de Garantia. Ele permite um saque ao ano do saldo do FGTS. Veja, então, se é possível receber ambos valores ao mesmo tempo.

Quem opta pelo saque-aniversário perde o seguro-desemprego?

saque-aniversário perde seguro-desemprego
Quem opta pelo saque-aniversário perde seguro-desemprego? – Foto: Canva

Não! A confusão ocorre por duas questões principais:

  • A opção pelo saque-aniversário impede o saque integral do saldo da conta do FGTS em caso de dispensa sem justa causa;
  • O seguro-desemprego exige que o trabalhador não tenha outra forma de renda.

Contudo, o saque-aniversário não atua como renda para fins de seguro-desemprego. Afinal, é um valor que o cidadão já possuía, mas que apenas ficava retido em uma conta específica.

Continua depois da publicidade

Portanto, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário não perde o seguro-desemprego. Ele pode receber sua parcela anual do FGTS, bem como a parcela do seguro.

Continua depois da publicidade

Quem opta pelo saque-aniversário perde o restante do FGTS na dispensa sem justa causa?

Novamente a resposta é negativa. Afinal, nesse caso o trabalhador apenas perde a chance de resgatar todo o valor que existe na sua conta de FGTS referente a este vínculo de emprego que se encerra.

O valor, então, continua lhe pertencendo. Desse modo, ele pode sacá-lo futuramente, como saldo inativo, por fins de saque-aniversário. Ou, então, pelas demais modalidades do FGTS.

Além disso, o trabalhador que adere ao saque-aniversário não perde seguro-desemprego e nem a multa de 40% sobre o saldo de FGTS, paga pelo empregador. Ela, aliás, permite o saque, sendo que o restante do saldo do Fundo é que fica retido.

VEJA 5 formas de criar RENDA PASSIVA e tenha já uma graninha PINGANDO EM SUA CONTA

Ao mesmo tempo que executa outras atividades de sua rotina, é sim totalmente possível ter outra fonte de renda que garanta uma grana pingando com frequência em sua conta.

Essa possibilidade de expandir seus ganhos sem que necessariamente precise aumentar o seu trabalho, recebe o nome de: renda passiva.

A ideia, portanto, é ter uma grana pingando mesmo que você esteja descansando, de férias ou, quem sabe, trabalhando em outra coisa.

E é sobre isso que falaremos no vídeo de hoje. Apresentaremos as chances possíveis de se fazer uma graninha extra ou, quem sabe, sua principal renda. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...