Quem tem MEI aposenta com quantos anos?

veja como funciona a aposentadoria do MEI e outros direitos

Anúncio


Dentre os direitos dos microempreendedores individuais está a aposentadoria. Nesse caso, quem tem MEI aposenta com quantos anos? Veja hoje, 28 de janeiro, como funciona.

A figura do MEI existe desde 2008. O surgimento dessa figura se deu com o intuito de regularizar profissionais que trabalhavam por conta própria sem formalização.

Dessa forma, criou-se uma nova figura, mais simples, de empreendedor. O MEI, então, recolhe mensalmente ao INSS valores por meio do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS).

MEI aposenta com quantos anos?

Assim como ocorre em outras categorias há a aplicação de uma idade mínima para as mulheres e outra para os homens. No caso deles, a idade para se aposentar é de 65 anos completos.

Por outro lado, as mulheres estão, no momento, na fase de transição do INSAS. Ela existe justamente porque em 2019 ocorreu a Reforma da Previdência, que alterou regras.

Continua depois da publicidade

Assim, quem já contribuía na condição de MEI está nessa fase de transição. Enquanto em 2020 a idade mínima para MEI mulher aposentar era de 60 anos, em 2022 é de 61.

Continua depois da publicidade

A idade mínima para mulher MEI se aposentar, então, aumentará 6 meses a cada ano até se estabilizar em 62 anos em 2024.

Quem tem MEI aposenta com quantos anos
Quem tem MEI aposenta com 61 ou 65 anos a depender se é mulher ou homem, respectivamente. – Foto: Canva

Qual é o tempo mínimo de contribuição para MEI se aposentar?

Além da idade mínima, o MEI somente aposenta quando cumpre com os requisitos de tempo de contribuição. Portanto, somente pode se aposentar quem tiver ao menos 15 anos como contribuinte.

Outros direitos do MEI

Além de poder se aposentar o microempreendedor individual também resguarda o acesso a outros benefícios previdenciários bastante importantes.

Esse é o caso, por exemplo, do auxílio-doença. Igualmente, do salário-maternidade, da aposentadoria por invalidez e do auxílio por acidente.

Nesses casos, contudo, não há uma idade mínima para alcançar o benefício, diferentemente do que acontece quando o MEI se aposenta.

Aqui apenas se aplica o tempo mínimo de contribuição, isto é, a carência para alcançar cada tipo de benefício. Portanto, o alcance depende apenas do preenchimento das condições próprias de cada auxílio.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO (Sem crise no bolso)

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito.

Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização.

No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada.

Não importa qual a sua renda, viver de acordo com a sua realidade financeira certamente vai te ajudar a honrar com as contas e, de quebra, ter aquele pé de meia.

Portanto, é importante não se enrolar no uso do cartão de crédito, na falsa ilusão do que ele supostamente pode proporcionar. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro.

Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

 

Carregando comentários aguarde...
...
...