Como cultivar hibisco: veja dicas para ter em casa um antioxidante, emagrecedor, diurético e regulador de pressão
Seu chá possui um sabor delicioso, então aproveite todos os benefícios desta planta
Descubra métodos práticos e simples sobre como cultivar hibisco para plantar esta belíssima planta tropical. Então, hoje, sexta-feira (12/11), o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te mostra como cultivar.
Saiba agora como cultivar hibisco
O hibisco é uma planta completamente adaptada ao clima brasileiro. Sua característica tropical gera belas e grandes flores coloridas. Por essa razão, o seu cultivo é muito buscado para ornamentação de residências.
Durante o inverno o hibisco costuma passar por um período de dormência para se proteger, mas se o frio for excessivo transporte-a para um local protegido dentro de casa ou em uma estufa. Florescendo sempre durante a primavera ou final de fevereiro.
Veja também: Como eliminar lesmas e caracóis? Deixe sua horta livre de infestações
Substrato e adubação do hibisco

Trata-se de uma planta que se adapta facilmente a diversos tipos de solo. De toda forma, dê preferência a uma terra mais leve, utilizando, por exemplo, musgos. O pH ideal deve girar em torno de 7,0. Procure um solo rico em nutrientes e realize o plantio em espaços de pelo menos 40cm x 40cm.
As raízes do hibisco podem atingir grandes proporções, precisando de espaço para se desenvolver bem. Realize periodicamente a adubação, em média a cada 4 meses. Preferencialmente utilize adubos orgânicos, entretanto, uma vez que a utilização de adubos químicos exige mais experiência e cuidado. Não exagere na quantidade para não sufocar a planta.
Local de plantio e rega
O hibisco pode ser plantado tanto em ambientes externos quando internos. Em regiões mais frias recomenda-se o cultivo dentro de casa, portanto, considerando que se trata de uma planta tipicamente tropical.
Quando plantado diretamente no solo, dê um espaçamento de pelo menos 40cm entre cada planta. A cova também precisa ter pelo menos 40cm de profundidade. Portanto, o local de plantio também deve ter incidência direta de luz solar. Deve receber entre 8h e 10h de luz, todos os dias.
Plante preferencialmente em locais úmidos, pois é uma planta adaptada a clima tropical e subtropical. A terra deve ser regada 3 ou 4 vezes por semana, com água morna. Esta informação é muito importante, pois se trata de uma planta que não tolera água fria e que terá um desenvolvimento mais lento com água em temperatura ambiente.
Melhor período para plantio e quando dá flor
É muito bem adaptada ao clima brasileiro, pois necessita de muita luz e clima mais quentes e secos. Entretanto, por outro lado costuma sofrer em climas mais frios, em tais períodos o ideal é que seja transportada para um vaso e acomodada dentro de casa.
Podemos plantar o hibisco em qualquer período, entretanto, a exceção do inverno. Ademais sua principal fase de crescimento se dará durante a primavera e o verão, justamente pela adequação ao clima tropical.
Cuidados especiais com a hibisco
Para cultivar hibisco o solo deve ter uma boa drenagem, pois terra encharcada é prejudicial ao crescimento do hibisco. Quando plantar faça furos no fundo, e retire o prato até 12h após a rega. Portanto, evite terra excessivamente arenosa, pois a planta precisa de estabilidade.
Se for o caso, acrescente um pouco de solo argiloso para compensar. Ademais, a poda é feita somente uma vez por ano. Portanto, realize os cortes na diagonal, efetuando a poda aproximadamente na metade do comprimento dos galhos.
Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas
Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você.



