Anúncio

Como plantar pitaya no chão; aprenda o passo a passo

Aprenda a ter e colher esta fruta exótica e saborosa no conforto da sua residência

Anúncio


Continua depois da publicidade

Hoje vamos te ensinar como plantar pitaya no chão. Essa fruta deliciosa e muito interessante pode estar em seu quintal em breve. Certamente, com as dicas abaixo, você terá muito sucesso na sua plantação. Então hoje, 04 de fevereiro, o Horta, Jardim e Cia revela os segredos desse plantio.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como cultivar pitaya orgânica no vaso e ter uma planta saudável para consumo; saiba

pitaya
Como plantar pitaya no chão; aprenda o passo a passo. Foto: Canva

Saiba mais sobre a pitaya

Quer saber como plantar pitaya no chão? A pitaya é uma frutinha tropical que vem dando o que falar. Aliás, tem sua fama reconhecida no sabor e na singularidade. A fruta rosa nascida dos cactos tem sua coloração externa em cores vibrantes, como rosas, vermelhas e amarelas.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a polpa é geralmente branca, com os pontinhos pretos, é super docinha e refrescante. Além disso, há a variação da pitaya com a polpa vermelha, que tem o mesmo sabor adocicado.

Nativa do México, a pitaya se adapta facilmente a regiões com climas quentes, de calor. Além disso, é fruto de uma planta de baixa manutenção, requerendo poucos cuidados. Sendo assim, é bastante atrativa para o cultivo doméstico, nos vasos ou quintais de casa.

A fruta ainda possui inúmeros benefícios para saúde, já que é rica em fibras, vitamina C, cálcio etc., que ajuda em questões cardiovasculares e na imunidade, ademais de contribuir com o organismo mais saudável. Que tal ter tudo isso em casa? Saiba como plantar agora

O cultivo da pitaya

O cacto que dá o fruto da pitaya costuma levar de 3 a 5 anos para prosperar, todavia, essa espera compensa, porque ele rende bastante. Aliás, a adubação deve ser feita frequentemente, com substratos orgânicos, contribuindo para o crescimento sadio da planta, chegando até os 6 m de altura.

Como plantar pitaya no chão

Vamos acompanhar agora todas as dicas para cultivar essa fruta de maneira correta. Por isso, veja agora como fazer e se prepare para ter a planta em casa.

Escolha do local

Primeiramente, escolha um vaso para o plantio das sementes e só depois do aparecimento de mudas, deve ser feito o transplante. Por isso, é imprescindível que o solo da pitaya esteja sempre favorável a drenagem. Afinal, os cactos não gostam de solo encharcado.

Plantio

Deixe as sementes espaçadas entre 2 a 2,5 cm em covas rasas. Em seguida, cubra com terra e uma camada de tecido, para similar a estrutura de uma estufa. Sendo assim, mantenha a umidade necessária para o crescimento inicial.

Portanto, aguarde a germinação que costuma ocorrer após uma semana, mas o prazo pode se estender até mais de 14 dias. Então, começando a surgir os primeiros brotos, retire o tecido e faça o replantio. Em geral, espera-se que a muda cresça uns 8 cm para poder ir ao chão.

Confira também: Saiba como cultivar pitaya: confira todas as dicas de manejo para não errar

Rega e estaquia

Quando atingir mais um pouco de comprimento, realize o trato cultural da estaquia, amarrando a muda em uma estaca, dando maior sustentação a planta. Deste modo, saiba que as regas devem ser realizadas duas vezes por semana, apenas para deixar a terra úmida.

Como plantar pitaya no chão: cuidados com a planta

Faça adubos caseiros com itens que você encontra na sua casa, como cascas de ovos, banana, canela, ricos em potássio, fósforo e magnésio. Portanto, deixe-a sempre exposta ao sol, recebendo, no mínimo 8 horas de incidência solar por dia.

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...