Anúncio

Como fazer mudas de salsinha: tenha esse tempero delicioso sempre em casa

Plante sementes de salsinha e obter belas mudas em casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

A salsinha é uma planta muito utilizada em países ocidentais devido ao seu sabor que se destaca na culinária. Trata-se de uma planta que requer poucos cuidados e de fácil propagação. Hoje, 04 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como fazer mudas de salsinha.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer mudas de salsinha

A salsinha possui inúmeros benefícios, podendo ser utilizada como um tempero ou até mesmo ser consumida através de chás. Ademais esta planta é rica em vitaminas que só traz vantagens a quem a consome.

Leia a seguir: Misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas: elimine essa praga de vez

Continua depois da publicidade

Preparo para o plantio da salsinha

Saiba como fazer mudas de salsinha - Reprodução Canva Pró
Saiba como fazer mudas de salsinha – Reprodução Canva Pró

As mudas de salsinhas surgem após a germinação das sementes desta planta. Portanto, após a semeadura, o solo deve estar úmido e adubado para que a semente germine em um ambiente propicio.

Antes de realizar a semeadura, as sementes de salsinha devem ficar por um período de 24 horas de molho na água. Ademais este procedimento hidrata a semente e auxilia em uma melhor germinação e viabilização da semente.

Sementeira para as mudas de salsinha

A sementeira é um local de fácil manejo e plantio, além de proporcionar um ambiente melhor para a germinação da semente e ser um local de fácil observação. Entretanto, devido a isto, a sementeira deve permanecer em um local a meia-sombra com pouca umidade.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e a sementeira deve possuir furos em sua base para regular o sistema de drenagem de água. Então após a germinação, a salsinha deve ser transplantada para um local definitivo, portanto não é preciso conservar o torrão já que este procedimento é fácil.

Sementes de salsinha

A salsinha pode ser plantada por sementes obtidas da planta no próprio quintal de casa ou compradas em mercados. Ademais a planta atinge a maturidade com aproximadamente dois anos após o plantio, logo após isto se obtém as sementes.

Uma dica para ter sempre mudas ficando em maturidade é planta-las em períodos intercalados, assim sempre haverá uma nova muda pronta para fornecer novas sementes e o ciclo da produção de mudas poder seguir normalmente.

Como fazer o plantio

Na sementeira faça sucos para as sementes de 1 centímetro. Entretanto, em uma área de 5cm por 5cm é recomendado que se jogue 10 sementes para uma melhor rebrota. Após a germinação, realize o desbaste.

A salsinha é uma planta bem resistente, mas requer alguns cuidados principalmente com a irrigação. Na sementeira e após o transplante para um canteiro, regue as plantas com um regador, pois o jato de água direto pode causar danos a estrutura da planta.

Modo de cuidar das mudas na sementeira

O solo da sementeira deve permanecer úmido ao longo da germinação, que ocorre de 10 a 28 dias após a semeadura. Então depois da rebrota, as mudas devem ser colocadas ao sol por 1 a 2 horas por dia. Quando a muda atingir altura superior a 4 cm, recomenda-se o transplante para um canteiro ou vaso.

Leia a seguir: Maxixe plantado em vaso: veja agora mesmo a maneira correta de fazer

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...