Anúncio

Misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas: elimine essa praga de vez

Dicas para saber como eliminá-las da sua plantação, além de conseguir evitar que retornem.

Anúncio


Continua depois da publicidade

Apesar do uso de pesticidas serem muito eficazes para a eliminação das cochonilhas, misturinhas caseira para dar fim nas cochonilhas são mais indicados, pois não atacam os predadores naturais dessa praga. Hoje, 1° de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas.

Continua depois da publicidade

Conheça misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas

As cochonilhas são pragas que são facilmente se espalham nas plantas e as destroem com o passar do tempo. Possuindo espécies diferentes, a cochonilha atrapalha no desenvolvimento da sua planta com o passar do tempo, portanto podendo acabar com toda sua plantação. Aprenda como fazer uma solução que irá acabar com essa infestação.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como diferenciar inhame de taioba? Confira dicas para nunca mais as confundir

Cochonilhas farinhentas

Conheça misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas – Reprodução Canva Pró

Identifique essa espécie de cochonilhas facilmente, por conta da cobertura de cera que possuem que as dão uma coloração esbranquiçada. Geralmente surgem em climas secos e em plantas caseiras, se multiplicando muito rápido com a fêmea sendo capaz de colocar até 600 ovos.

Por estarem protegidas contra chuvas e ataques de predadores naturais, como as joaninhas, as cochonilhas farinhentas costumam ser encontradas em plantas criadas dentro de casa. Por estarem no interior da moradia, as plantas também costumam ser mais sensíveis, consequentemente mais suscetíveis a infestações.

Esse gênero de cochonilha é capaz de se locomover e é localizado nas partes de cima das folhas, onde sugam a seiva da planta e com o passar do tempo vai destruindo-a. A cochonilha também libera um melado que atrai formigas e libera um fungo que atrapalha a fotossíntese das folhas.

Cochonilhas com carapaça

Diferente das cochonilhas farinhentas, as cochonilhas de carapaça é mais difícil de se detectar, pois de modo geral elas apresentam uma coloração mais avermelhada ou um tom mais próximo do marrom. Ademais essas cochonilhas podem ser de carapaça mole ou de carapaça dura.

As cochonilhas de carapaça mole, apesar de terem um aparência bem diferente das farinhentas, também costumam se manifestar nas folhas das plantas, no entanto no verso delas. Também se alimentam da seiva doce e liberam o fungo fumagina, que traz a presença de formigas.

Como encontra-las e modo de reprodução

As cochonilhas de carapaça dura usualmente se grudam nos troncos e galhos das árvores, o que faz com que seja mais árduo observar a sua presença. Todavia, apesar das fêmeas cochonilhas serem capazes de liberar centenas de milhares de ovos. Está espécie possui uma reprodução mais lenta, dando um menor número de ovos.

Mistura caseira para eliminar as cochonilhas

Se a infestação de cochonilhas em sua planta for leve, com a presença de poucas pragas. Então pegue um cotonete umedecido com vinagre ou álcool etílico e aplique na região onde a cochonilha estiver presente.

Porém, como as cochonilhas costumam se esconder uma mistura com óleo, detergente e água se torna uma melhor opção. Ademais use está técnica em casos com maior presença de cochonilhas em sua planta. Além de poder ser feita com dois tipos de óleo.

Materiais necessários, modo de preparo e utilização

O primeiro óleo para a sua mistura é o óleo mineral, encontrado em farmácias. Para 500ml de água, adicione 7,5ml de óleo mineral e 5ml de detergente em um borrifador. Então misture bem o líquido dentro do recipiente e depois borrife bastante todas as regiões da sua planta.

Já o segundo produto é o óleo de neem e você pode adquiri-lo em casas agrícolas. Assim como o óleo anterior ele irá fazer com que as cochonilhas não sejam capazes de respirar e morram asfixiadas. Ademais faça a mistura com base nas indicações do fornecedor, mas elas geralmente são a base de água ou já vem pronta para serem aplicadas.

Cuidados antes e depois de usar a misturinha

Em alguns casos os óleos podem realizar queimaduras nas suas plantas, então antes de usar a mistura coloque um pouco do óleo na folha da sua planta para observar como ela reage. Aplique as misturas feitas com óleo vegetal no período da manhã, enquanto as com óleo de neem no entardecer.

Após utilizar da mistura e se livrar das pragas, cuide da nutrição da sua planta, da sua rega e irrigação, além da luminosidade que ela está recebendo. No entanto esses são fatores importantes para evitar o surgimento de cochonilhas.

Como utilizar a misturinha nas plantas

Lembre-se de borrifar as regiões de baixo das folhas e evitar as raízes. Ademais continue usando a solução durante algumas semanas, até que você consiga ver que as cochonilhas se encontram secas e se soltam quando você passa a mão.

Leia a seguir: Como fazer adubo caseiro líquido: facilidade, economia e sustentabilidade

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Carregando comentários aguarde...
...