Anúncio

Como diferenciar inhame de taioba? Confira dicas para nunca mais as confundir

Dicas práticas para não errar novamente

Anúncio


Continua depois da publicidade

É normal cometer erros na hora de cuidar da horta, sendo que um dos erros mais comuns é não saber diferenciar inhame de taioba. Entretanto isso é normal, pois nem sempre é fácil cuidar de um jardim, horta, canteiro. Sendo assim erros como esse podem ser cometidos. Hoje, 29 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como diferenciar inhame de taioba.

Continua depois da publicidade

Saiba como diferenciar inhame de taioba

Pertencentes à mesma família Araceae, o inhame e taioba são facilmente confundidos pelos desavisados amantes de plantio. Por conta de pertencerem ao mesmo grupo, eles compartilham certas características em comum, mas quando analisados a fundo podemos perceber que eles têm grandes diferenças.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como fazer poda de Jade para dar mais galhos e engrossar o caule: uma planta mais vigorosa em casa

As características particulares do inhame

Como diferenciar inhame de taioba – Reprodução Canva Pró

O inhame é uma planta que tem sua origem asiática, provavelmente na região sudeste. Você pode identificar o inhame pelas suas flores em formato de coração e flecha que são bem características. Além disso, vale a pena citar que o inhame não é recomendado para humanos, com exceção de seu contorno, então cuidado.

Ele não possui tantas nervuras em sua folha e ademais diferentemente da taioba o seu caule se une a folha bem no meio dela e a folha não possui o formato em V como a da taioba.

A coloração do inhame

Outra maneira de identificar o inhame é por meio da sua cor. O inhame possui uma cor escura, que evidencia bem quem ele é. Há algumas vezes, alguns tons de roxo, que podem ser vistos em suas flores, então se atente bem para não cometer qualquer equívoco na hora de plantar.

E as características da taioba?

Agora, quando estamos falando da taioba, a história muda completamente de figura. Pois existem dois tipos a verdadeira e a brava, a brava nem todos podem comer, pois algumas pessoas passam mal a ingeri-la.

Apesar do inhame, taioba brava e a verdadeira também terem formatos parecidos em suas folhas, a taioba verdadeira possuí nervuras mais expressivas e um delineado como uma bainha nas bordas de suas folhas. O talo da taioba verdadeira vai até uma inserção em formato de V e o seu caule possui em seu exterior uma viscosidade que parece uma resina. Já a brava tem o talo de cor roxa.

A cor do taioba

Aqui vemos a principal diferença entre inhame e taioba, a coloração do taioba é verde, de forma quase uniforme. Você também pode notar que as nervuras das folhas possuem, de forma bem fraca, um tom de amarelo. Por isso preste bastante atenção nisso.

E na hora de consumir o inhame e taioba?

As partes da taioba que são normalmente consumidas são os talos e folhas, entretanto, do inhame somente são consumidos os tubérculos. O inhame é muito mais conhecido, entretanto, a taioba só é ingerida em poucas regiões do mundo.

O modo de preparo é um dos pontos em que o inhame e taioba se parecem muito, para consumir essas plantas, você deve cozinhá-las antes de consumir, assim você elimina micro-organismos e deixa os alimentos seguros para que você os consuma. Então lembre-se de analisar bem as plantas, depois de todas essas dicas, já não restam mais dúvidas não é mesmo?

Leia a seguir: Adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas: veja o passo a passo

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

O planejamento pré-viagem é tão importante quanto a viagem em si, para evitar de levar itens desnecessários, sobrecarga e, portanto, os temidos custos extras. Por isso, no vídeo de hoje, vamos te passar dicas de como escolher os looks perfeitos e a mala certa para viajar.

Carregando comentários aguarde...
...