Anúncio

Formigas saúva; veja como reconhecer e eliminar do jardim

Veja de uma vez por todas como eliminar a formiga saúda do seu lindo jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, RJ, 08 de novembro de 2022, por Rodrigo Guimarães. Sabe como reconhecer a formiga saúva e eliminar do jardim essa praga que é capaz de acabar com suas plantas facilmente? Caso ainda sofra com esses insetos, veja algumas dicas que separamos para que o seu jardim tenha paz a partir de agora, já que essas pragas podem destruir algo que levamos anos para cultivar. Veja aqui no Horta, Jardim e Cia:

Continua depois da publicidade

Veja como reconhecer e eliminar formiga saúva do jardim

Formiga saúva - Reprodução Canva
Formiga saúva – Reprodução Canva

Para reconhecer a formiga saúva, basta notar algumas folhas andando pelo seu jardim misteriosamente. Afinal, as folhas não andam sozinhas e quando isso acontece, saiba que as formigas saúvas estão atacando e carregando as folhas do seu jardim para o formigueiro. Pois, essas formigas são cortadeiras e acabam com suas plantas retirando boa parte delas.

Continua depois da publicidade

O trabalho das formigas operárias pode ser louvável do ponto de vista da natureza, mas a verdade é que não é nem um pouco bom ver seu jardim sendo levado para o formigueiro, não é mesmo? Por isso, veja algumas dicas para eliminar a formiga saúva do jardim antes que elas destruam o que você cultivou com tanto custo.

Controle mecânico para eliminar a formiga saúva

Uma das formas de eliminar a formiga saúva do jardim é o controle mecânico, ou seja, sem utilizar nenhum produto químico durante o processo. Para isso, você precisa destruir o formigueiro seguindo as dicas dessa matéria do G1, publicada em 9 de outubro de 2011. Mas, esse processo deve ser realizado antes que o formigueiro complete 4 meses, tempo em que a rainha ainda está localizada a 20 cm de profundidade.

Matéria sobre Formiga saúva - Reprodução G1
Matéria sobre Formiga saúva – Reprodução G1

Quando se trata de uma área muito grande, esse método pode se tornar inviável, já que o formigueiro pode ter se espalhado pelo subsolo e isso dificulta para a localização da rainha. Por isso, o controle mecânico é eficaz apenas para quem deseja eliminar a formiga saúva do jardim menor.

Controle químico

Caso o controle mecânico não seja possível, o controle químico é a forma mais eficaz para eliminar formiga saúva do jardim, já que esse método é muito mais econômico para quem utiliza. Nesse caso, o uso de iscas granuladas é o mais indicado, já que apresenta uma boa eficácia.

Essas iscas contam com uma substância tóxica como fipronil que atrai a formiga saúda e, ao serem chamadas, elas levam esse composto para dentro do formigueiro e, indiretamente, matam a rainha.

Vai DECORAR a casa com PLANTAS? Não cometa estes 5 ERROS!

Carregando comentários aguarde...
...