Anúncio

O que fazer para salvar uma planta que recebeu muita água? Veja aqui

Esteja preparado para acidentes durante a rega

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 14 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Você gostaria de saber como salvar uma planta que recebeu muita água? Não deixa que apenas um erro faça você perder sua querida planta. Saiba agora mesmo o blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, o  que fazer nessa situação para que sua planta recupere toda a saúde em pouco tempo. Venha conferir agora mesmo.

Continua depois da publicidade

Como salvar uma planta que recebeu muita água? Não é tarde demais

É normal que acidentes aconteçam. Ainda mais quando nossas rotinas se tornam muito intensas e sobre pouco tempo para cuidar das plantas. Se você colocou muita água em uma planta que precisa de uma dose bem menor, não é preciso se desesperar. A solução é bastante simples e você conhece todos os detalhes abaixo. Por isso, respire fundo e veja o que fazer agora.

Continua depois da publicidade

Quando saber que a planta precisa de mais cuidados por exagerar na água?

Como salvar uma planta que recebeu muita água?
Como salvar uma planta que recebeu muita água? – Reprodução Canva

Se foi apenas uma vez que exagerou na quantidade da água, não há risco algum. Tudo que você tem a fazer é permitir que toda a água escorra pelo vaso. Assim, a planta permanecerá saudável, como se apenas tivesse chovido. Afinal, a água será escoada e, por ser apenas uma vez, não causará danos.

Entretanto, se foi uma ação recorrente ou que durou muito tempo, é preciso tomar um cuidado extra. Primeiro, procure pelos sinais na própria planta. Se suas folhas estão mais amareladas ou com pontos marrons, é sinal de que a rega precisa ser repensada. Em seguida, analise todos os danos causados, além das marcas encontradas.

Procure pelo caule e pelo solo por sinais de fungo ou mofo. Identifique se a presença desses dois últimos está somente no solo ou se está na planta também. Se estiver grudado na planta, você deve cortar a região afetada e aplicar uma pasta cicatrizante para plantas.

O que fazer depois de identificar todos os danos causados à planta?

Deixe que a planta seque sozinha. Você pode deixá-la ao sol, se não for sensível à exposição à luz solar. Esse processo pode levar dias e você deve esperar pacientemente. Depois, retire a planta do vaso junto à terra, que provavelmente se tornará mais sólida.

Então, retire todo o excesso de terra para descobrir as raízes. Use luvas durante essa parte do procedimento para o caso de haver fungos ou toxinas. Em seguida, corte as raízes secas, as que estiverem com fungos ou apodrecidas. Por fim, elimine as raízes que também tiverem mau cheiro. Faça o mesmo com a parte superior da planta.

Assim que cuidar de todas as partes da planta, prepare um novo vaso para ela com uma nova terra adubada. Replanta-a e aplique uma pasta cicatrizante para plantas que pode ser encontrada em floriculturas. Então, você pode voltar a cuidar dela normalmente.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...