Anúncio

O tomate italiano é o ingrediente perfeito para molhos; saiba como germinar suas sementes

Tenha tomates italianos à sua disposição da forma mais simples

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2022, por Priscila Lívia — Você gostaria de aprender como germinar sementes de tomate italiano? Confira aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO nossas dicas, você não precisa ser profissional para ter esse ingrediente especial à mão sempre que precisar. Confira agora mesmo e saiba tudo o que precisa para começar a cultivar seus tomates no conforto de seu lar.

Continua depois da publicidade

Quer saber como germinar sementes de tomate italiano? Aprenda todos os segredos de cultivo dessa planta

Tomates italianos são os mesmos utilizados para preparar molhos que usamos diariamente na cozinha. Entretanto, como sabemos, os preços são bastante instáveis. Por isso, cultivá-lo garante uma boa economia na hora de fazer a feira. Além disso, também pode ser uma boa pequena fonte de renda adicional.

Continua depois da publicidade

Saiba os benefícios do tomate italiano

Em uma publicação no portal G1, em 11 de agosto de 2011, Cristiane Leite disse que os tomates italiano contêm licopeno, zinco e vitamina C. Eles também têm um poderoso efeito antioxidante. Existem várias opções de receitas para você pode experimentar e se deliciar.

Publicação do site G1.com.br falando benefícios do tomate – Imagem do portal G1

Como obter as sementes do tomate italiano?

Por ser uma fruta bem comum na culinária brasileira, você tem mais de uma opção para adquirir suas preciosas sementes. Uma delas é extraindo de um tomate maduro que comprou na feira. A outra, entre as mais comuns, é indo a floriculturas e a mercados para comprar os pacotinhos com sementes. Você tem total liberdade de escolher o que lhe for mais conveniente.

Qual a melhor forma de preparar as sementes para o cultivo?

Como germinar sementes de tomate italiano?
Como germinar sementes de tomate italiano? — Reprodução Canva

Apenas plantar as sementes diretamente na terra não irá surtir os efeitos desejados. É preciso iniciar procedimentos simples e eficientes antes de pular para essa etapa. Portanto, antes de qualquer outra coisa, separe as sementes que pretende plantar.

Então, você deve considerar dois passos diferentes. Se for usar as sementes extraídas do tomate, deve retirá-las junto à polpa e armazená-las em um recipiente bem fechado. Deixe-o onde bate bastante luz solar o dia todo e espere até que se forme uma camada de mofo na superfície.

Desse modo, o processo ocorre a fermentação, que elimina quaisquer toxinas que possam atrapalhar a germinação. Logo após três dias, acrescente água no recipiente e separe as sementes manualmente.

Como plantar as sementes tratadas?

Se você escolheu usar sementes compradas, deixe-as dentro da água por cerca de 1 dia, então seque-as e armazene-as na geladeira. Assim, chegamos à mesma etapa tanto para sementes compradas quanto para as que foram retiradas diretamente do tomate.

Para plantá-las, você deve enrolá-las em camadas bem finas de algodão e inseri-las na terra em vasos pequenos, que podem ser feitos de jornal ou mesmo plástico. Regue-as todos os dias sem exageros até que veja os primeiros brotos saindo pela superfície da terra. Então, aguarde mais três ou quatro dias antes de transplantar as mudas.

Por fim, você deve regar as mudas diariamente nos 10 primeiros dias ou até que estejam bem alocadas dentro do novo espaço. Logo após, deve manter os cuidados rotineiros de adubagem trimestral, assim aplicação de inseticidas naturais e observação constante.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...