Anúncio

Como ter rosas do deserto sempre floridas e um jardim lindo? Acompanhe dicas fundamentais

Veja dicas práticas e rápidas

As rosas do deserto são plantas lindíssimas e ótimas para ornamentação. Por isso, hoje, 25 de novembro de 2021, no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te mostramos como manter as rosas do deserto sempre floridas, te proporcionando um jardim incrível.

Saiba como manter as rosas do deserto sempre coloridas

Sim, é possível ter as rosas do deserto floridas durante todo o ano, e nesse artigo te explicaremos como realizar isso de uma forma prática e encantadora.

Como fazer a rosa do deserto florir?

Para fazer isso é importante realizar uma correção do solo entre 3 e 6 meses antes da adubação para florir, pois é um tipo de planta que exige muito fósforo e potássio na adubagem.

Leia mais: 5 plantas que dão flores diferentes: veja quais são e decore seu jardim de forma super autêntica

Por que não floresce?

Como ter rosas do deserto sempre floridas e um jardim lindo.
Como ter rosas do deserto sempre floridas e um jardim lindo. Foto: Canva Pro.

Muitos fatores podem influenciar isso, por exemplo: a falta de podagem, adubação excessiva sem que faça a correção do solo e até mesmo pouca irrigação, embora muitos cultivadores falam que não é necessário regar com frequência.

Período de dormência

Quando plantada em regiões de clima temperado, durante o inverno é comum as rosas do deserto passarem por um período de dormência. Porém, isso não significa que não irá florir mais, apenas está descansando para a primavera.

Isso é normal, devido a baixa temperatura. Já quando plantadas em regiões de clima tropical, é comum que floresçam durante todo o ano.

Entretanto, algumas coisas ajudam a estimular esse florescimento, geralmente as técnicas usadas são as de poda drástica e adubação.

Poda drástica

É um processo feito para eliminar todos os galhos da planta com distância de 15cm do tronco.

Então, fazendo isso você incentiva a ter novas brotações e a planta entende que necessita de novas folhas para respirar e realizar fotossíntese.

Esse processo de poda drástica pode ajudar no formato das rosas, se serão mais redondas, ou chatas. Assim, depois desse processo começará a brotar novamente e os primeiros botões florais aparecerão.

Você também pode colocar canela em pó nos galhos podados, pois age como fungicida natural e cicatrizante. Além disso, é importante que coloque a planta longe de contato direto com a luz solar, mas depois de 4 dias do processo coloque para ter contato com o sol da manhã.

Desse modo, as rosas do deserto gosta bastante de luz solar e pode ficar o dia todo. Assim, após a formação dos novos ramos a rosa começará a florir.

Adubações

É o outro método para estimular o florescimento constante. Pois, os nutrientes principais que ajudam a florir são: potássio, cálcio e fósforo.

Alguns adubos orgânicos que contribui para isso são:
Casca de banana, farinha de casca de ovos, farinha de ossos e composto orgânico.

Após adubar, regue bem, porém não esqueça que as rosas do deserto não suportam muita água.

Veja também: Saiba como fazer um adubo para rosa do deserto e ter flores lindas

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas
YouTube video