Anúncio

Aprenda 5 truques para cultivar cebola no vaso: saiba como produzir rápido

Conheça algumas técnicas de manejo para produzir cebolas de qualidade em vasos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2022, por Ingrid Fernandes – Está pensando em cultivar cebolas em sua casa, mas não possui muito espaço? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar 5 truques para cultivar cebola no vaso, tendo uma produção rápida. Além de não ser necessário utilizar agrotóxicos, você poderá produzir cebolas com qualidade e ter sempre legumes fresquinhos para utilizar em suas receitas. Veja abaixo, algumas técnicas incríveis de manejo.

Continua depois da publicidade

Conheça os benefícios da cebola

A princípio, a cebola pertence à família das Amaryllidaceae e seu bulbo é formado por folhas escamiformes em camadas. Além de seu sabor forte e marcante, também possui diversas propriedades nutricionais, como:

  • Flavonóides;
  • Quercetina;
  • Antioxidante,
  • Anti-inflamatório;
  • Antialérgico;
  • Analgésico.

Além disso, saiba que a cebola também atua contra algumas doenças como o diabetes, hipertensão e até mesmo contra o câncer.

Continua depois da publicidade
Truques cultivar cebola vaso
Aprenda 5 truques para cultivar cebola no vaso: saiba como produzir rápido. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como plantar bulbos de dália com essas dicas infalíveis

Ambientes Favoráveis para o Cultivo da Cebola em casa

Agora que você já conhece todos os benefícios da cebola, se deseja cultivá-la em vasos, vamos te dar algumas dicas para que seus pés de cebola cresçam e se desenvolvam na sua casa.

Primeiramente, você deve ter em mente que a cebola gosta de solos mais profundos e ricos em matéria orgânica. Então, para começar o cultivo, prepare um vaso grande com bastante terra e muito adubo. Aliás, esterco orgânico também é essencial para o cultivo.

Confira 5 truques para ter cebola no vaso

Finalmente, iremos te contar 5 truques para ter cebola no vaso e fazer com que ela se desenvolva bem:

  1. O clima: A cebola é um vegetal muito adaptável e, apesar de se dar melhor no inverno, aguenta qualquer tipo de clima. Mas para a fase preparativa do cultivo, opte por um clima mais fresco, pois ele auxilia na produção de bulbos mais resistentes. Assim, quando o calor chegar, eles estarão na sua melhor forma para o consumo;
  2. pH do solo: Para que suas cebolas se desenvolvam melhor, o indicado é plantar em uma terra mais ácida. Uma boa alternativa para conseguir a terra ideal é adicionar uma parte de cal à terra do seu vaso. O indicado é fazer essa preparação, até 30 dias antes do plantio;
  3. Regas: A cebola não tolera solos encharcados, principalmente durante a formação dos bulbos. Afinal, eles podem apodrecer com a umidade em excesso e nem chegar a atingir a maturidade. Portanto, só regue o vaso com a cebola quando o substrato estiver seco e cuide para que haja uma boa drenagem;
  4. Iluminação: A cebola precisa de muita luz solar para que os bulbos cresçam. Aliás, a quantidade de sol define a qualidade da cebola. Sendo assim, coloque o vaso em um local de sol pleno;
  5. Colheita: Cerca de 10 dias antes das cebolas estarem prontas para serem colhidas, a rama começa a secar. Nesse ponto, interrompa as regas para não “melar” os bulbos. Então, passados os dias, é só arrancar as cebolas.
Truques cultivar cebola vaso
Aprenda 5 truques para cultivar cebola no vaso: saiba como produzir rápido. Foto: Canva Pro

Gostou de aprender esses 5 truques para ter cebola no vaso?

Então, você também vai gostar dessa matéria da Casa Vogue, escrita por Vanessa D’Amaro e publicada em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como plantar semente de pinha? Descubra como ter um belo pinheiro

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...