Anúncio

Chega de danificar e ressecar os fios: veja como escolher o shampoo correto e ideal para cada tipo de cabelo

Saiba qual seu tipo de cabelo e qual melhor produto utilizar

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 20 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Há tantas marcas, tipos e preços de shampoo, que nos deparamos na hora da compra com uma dúvida frequente: qual eu compro, afinal?

Continua depois da publicidade

Veja como escolher o shampoo correto e ideal para cada tipo de cabelo. Continue lendo e veja aqui no Blog News Cotidiano do Folha GO como escolher o mais adequado para você.

Veja como escolher o shampoo correto e ideal para cada tipo de cabelo

Quem não quer ter um cabelo forte e bonito? Para que seu cabelo esteja sempre o mais saudável possível, é necessário saber qual o tipo de shampoo usar, e para facilitar essa tarefa é preciso, primeiramente, levar em conta o tipo de cabelo, e são tantos, seco, oleoso, fino, grosso, cacheado, crespo, liso, com coloração.

Enfim, cada tipo de fio, precisa de um tipo de shampoo diferente.

O shampoo certo

Veja como escolher o shampoo correto e ideal para cada tipo de cabelo
Veja como escolher o shampoo correto e ideal para cada tipo de cabelo — Imagem: Canva Pro.

Cada tipo de fio tem necessidades diferentes e particulares, e para que um produto seja bom para seu tipo de cabelo, ele deve ser capaz. Pelo menos, de limpar os fios e o couro cabeludo, auxiliar no crescimento, alinhar e hidrata os fios.

Há shampoo sem sulfato, translúcido, leitoso, perolado, antirresíduo e, cada um deles tem uma finalidade e aplicação diferente. O shampoo perolado, por exemplo, é o mais indicado para cabelos mistos ou secos, pois deixa-os limpos e hidratados na medida certa.

Continua depois da publicidade

Cabelos secos ou oleosos

O cabelo seco não produz oleosidade suficiente e assim, não tem uma boa retenção de umidade, o cabelo está sempre com aspecto opaco, sem brilho e com frizz. Para este tipo de cabelo uma boa escolha são os produtos com ação hidratante, ou ainda um sem sulfato, que limpa com menos intensidade e melhora os fios quebradiços.

Continua depois da publicidade

Os oleosos produzem muito sebo, com aspecto sempre oleoso e pesado. Para eles pode-se fazer uso de um produto antioleosidade, e uma vez na semana. Um antirresíduo, que reduz a oleosidade do fio e retira as impurezas. Os translúcidos são uma ótima escolha, também.

Cabelos crespos, encaracolados e lisos

Os crespos e cacheados, em geral, são mais secos, logo o investimento deve ser feito em produtos com alta capacidade de hidratação, que modelem os fios e deixe-os mais macios. Uma boa dica é escolher composições com manteiga de cacau.

Já os lisos, são naturalmente mais hidratados, para esses, o cuidado na hora da escolha se baseia no cuidado de comprar um produto para fios grossos ou finos.

Cabelos com coloração ou com química

O processo químico agride o fio, portanto, para esses deve-se buscar os produtos fabricados para cada tipo de procedimento específico. Os com coloração se “dão bem” com um shampoo translúcido, pois são mais hidratantes e auxiliam na manutenção da cor.

Cabelos saudáveis

Nos cabelos fortes, brilhantes e macios, ou seja, saudáveis, pode-se usar a maioria dos shampoos do mercado sem preocupação. Entretanto, é importante manter uma rotina de cuidados frequentes que conserve o estado de nutrição dos fios.

Por fim, é importante que haja investimento em produtos de qualidade, dois ou mais tipos de shampoo intercalados vão trazer bons resultados às suas madeixas.

Carregando comentários aguarde...
...
...