Anúncio

Descubra de vez a diferença entre cores quentes e frias e escolha o que combina com seu estilo

Aprenda mais sobre esse assunto tão importante no mundo da moda

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Curitiba, 25 de setembro de 2022, por Ana Follmann – A diferença entre cores quentes e frias é um dos princípios da colorimetria, que determina quais são as cores que mais destacam alguém (ou algo) bem como a sensação que cada coloração passa.

Continua depois da publicidade

Por isso, saber como diferenciá-las e quais são os princípios básicos que norteiam essa diferenciação é essencial. Para isso, acompanhe o blog News Cotidiano do site Folha Go!

Qual é a diferença entre cores quentes e frias?

A princípio, a diferença está tanto na coloração de fundo quanto na sensação que cada uma das cores passa. Elas se posicionam em lados contrários no círculo cromático, o que também auxilia na diferenciação. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

diferença entre cores quentes e frias
Descubra de vez a diferença entre cores quentes e frias e escolha o que combina com seu estilo – Foto: Canva

Cores quentes

Essas cores são representadas pelas colorações vermelhas, amarelas e laranjas. Elas geralmente têm relação com sensações tais como expansão, calor e felicidade.

Cores frias

Por outro lado, as colorações frias têm relação com calma, introspecção, sobriedade e seriedade. Elas são representadas por cores tais como o azul, o violeta e o verde.

Cuidado com os tons de cada cor!

Ainda que as cores violeta, verde e azul representem as colorações frias, e vermelho, amarelo e laranja tenha relação com as cores quentes, saiba que os tons delas podem variar quanto à caracterização.

Continua depois da publicidade

Por exemplo, existem colorações verdes que terão maior pigmentação amarela. Então, elas deixarão de ser entendidas como cores frias para passar ao status de cores quentes.

Continua depois da publicidade

Do mesmo modo, também existem as colorações amarelas que, por terem pigmentação mais azulada, serão tidas como frias, e não como quentes.

O que deve ficar claro é que existem cores quentes e frias. Contudo, dentro de cada uma é possível encontrar tonalidades igualmente quentes ou frias, o que sempre dependerá da pigmentação.

Quanto mais pigmentação azul, mais fria será a cor. Por outro lado, quanto maior a pigmentação amarela, mais quente ela será. Isso ajuda no aumento de possibilidades e combinações!

Como usar as cores frias e quentes a seu favor

Por fim, veja como você pode usar a diferença entre cores quentes e frias ao seu favor!

Descubra qual é o tom da sua pele

Primeiramente, é essencial descobrir se o tom da sua pele é quente ou frio. Para isso, usam-se acessórios ou tecidos de colorações prateadas e douradas.

Caso sua pele se destaque mais com o prata, ela é em tom frio; por outro lado, caso ganhe mais destaque com o dourado, é quente.

Testes de valores de cores (escuras e claras)

Não basta saber se o tom da pele é quente ou frio. Também é necessário fazer o teste quanto aos valores de cores ideais para você, se claros ou escuros.

Para isso você encontra uma série de testes online, bem como pode buscar o auxílio de consultores de imagem. Assim, você descobre quais tons ressaltam sua beleza e os que são os ideais para seus looks.

Descubra já a make ideal para cada tom de pele

Carregando comentários aguarde...
...
...