Anúncio

Aprenda os truques para escolher inhame perfeito para o consumo

Aprenda a escolher inhame corretamente!

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Duque de Caxias, 06 de setembro de 2022, por Raiane de Melo — Aprenda os truques para escolher inhame perfeito para o consumo. Já chegou em casa e se deparou com um inhame que não estava tão bom como você imaginou que estivesse? Continue conosco e aprenda a evitar essa situação.

Continua depois da publicidade

Hoje, o News Cotidiano, do Folha GO vai falar mais sobre esse tubérculo bastante popular na culinária brasileira. Ele possui inúmeros benefícios para a saúde, pode ser usado em uma grande diversidade de receitas com baixo valor glicêmico e é recomendado para ingestão de bons carboidratos.

Aprenda os truques para escolher inhame

Na hora de escolher o inhame que ficará ideal para sua receita, é preciso se atentar a alguns aspectos do alimento. Veja, a seguir, como escolher esse tubérculo de maneira ideal quando você for à feira.

Para saber qual inhame tem mais chances de cozinhar bem, você pode furá-lo de leve na raiz e observar o líquido que escorre. Para ter certeza que o inhame cozinhará bem, é preciso que o líquido que escorra seja leitoso, e não transparente.

Fique atento ao aspecto do inhame

A princípio, observe o aspecto do tubérculo. Escolha o inhame que parecer mais fresco, com aparência úmida, mas não encharcada. Analise se as unidades não estão com fissuras, machucadas e evite as que estiverem enrugadas, provavelmente foram colhidas há algum tempo.

Procure por sinais no inhame

Aprenda os truques para escolher inhame que é perfeito para o consumo
Aprenda os truques para escolher inhame que é perfeito para o consumo — Reprodução Canva Pró
Posts Relacionados

3 formas práticas de amadurecer o abacate…

Continua depois da publicidade

Como transformar móveis antigos em vasos de…

Continua depois da publicidade

Veja se as unidades de inhame que levará para casa não apresentam partes molengas. Isso pode ser indicativo de que sofreram danos e foram machucadas durante o transporte. O lugar onde está exposto também influência sobre estas características, se estiver em lugares quentes e com pouca ventilação, sofrerão degradação mais rapidamente.

Desta forma, você pode verificar a qualidade do inhame. Além disso, é importante prestar atenção na aparência da casca, uma casca muito escura, cheia de buracos ou muito enrugada indica que o inhame está velho ou de má qualidade!

Como deve ser a cor quando cozido

Quando for cozinhar o inhame, observe sua coloração, ela deve ser levemente amarelada, embora exista uma grande diversidade de espécies de inhame. Enfim, a maioria apresenta uma cor não muito branca, mas com um leve amarelamento.

Apesar de parecerem mais atrativos, não busque escolher unidades grandes e gordas, essas são características de unidades que já estão muito maduras. Dessa forma irão ficar duras mesmo logo após cozidas, pois isso indica que já estão velhos.

Cuidados que se deve ter antes de cozinhar seu inhame

Por fim, antes de levar ao fogo para cozinhar, o inhame deve ser lavado em água corrente, ou várias águas, para tirar o aspecto escorregadio. Após cozido, é indicado que permaneça na panela com água, isso evitará que endureça.

Desse modo, o inhame é uma opção saudável, saborosa e de fácil preparo. Assim que você já sabe a melhor forma de escolher o tubérculo, aproveite para aderir esse tubérculo a sua alimentação.

Carregando comentários aguarde...
...
...