Anúncio

3 dicas práticas e certeiras para seu arroz ficar soltinho e delicioso

Aprenda a fazer o arroz no ponto certo para deixar o seu dia a dia mais saboroso

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Curitiba, 03 de setembro de 2022, por Bruno Acorsi – Se o seu arroz não está ficando no ponto certo e acaba empapado, venha aprender dicas para fazer um arroz soltinho.

Continua depois da publicidade

Um arroz soltinho é perfeito para acompanhar diversos pratos do nosso dia a dia. Pensando nisso, o blog News Cotidiano, do Folha Go, separou 3 dicas práticas e certeiras para te ajudar a fazer um arroz soltinho e no ponto certo.

Como fazer um arroz soltinho

Presente na gastronomia brasileira de norte a sul, o arroz é um dos acompanhamentos mais consumidos pelos brasileiros. Dessa forma, fazer um arroz no ponto perfeito é essencial para deixar as suas refeições diárias mais saborosas. Se você está com problemas para fazer esse prato tradicional, fique atento a essas 3 dicas e faça um arroz soltinho perfeito.

Refogar o arroz

Essa é uma primeira dica para fazer o arroz perfeito. Esse procedimento também ajuda a dar mais sabor ao prato, pois pode ser feito com cebola, alho e, até mesmo, com temperos como cúrcuma. Contudo, para que o arroz não fique empapado, não exagere na quantidade de azeite, a quantidade ideal é 2 colheres de (sopa) para uma xícara de arroz.

Por outro lado, para fazer o arroz soltinho, ele deve ser refogado da maneira certa. Então, aqueça o azeite e refogue o arroz até que ele comece a estalar. Após esse passo, adicione a água, que faz parte da nossa segunda dica.

Quantidade de água pra fazer um arroz soltinho

Arroz soltinho
Arroz soltinho – Foto: Canva
Posts Relacionados

5 passos corretos na hora de esterilizar verduras…

Continua depois da publicidade

Colocou muito sal? Aprenda 3 soluções para salvar…

Continua depois da publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, o arroz branco mais comum na mesa do brasileiro, não precisa ser lavado para ficar no ponto certo. Esse hábito retira nutrientes importantes desse alimento. Porém, para que o arroz fique soltinho, você deve usar a quantidade certa de água.

A proporção ideal é de duas medidas de água fervente para uma de arroz. Com essa proporção, a água do cozimento irá secar exatamente quando o alimento estiver no ponto certo.

Deixe o alimento descansar

Após adicionar a água, você não precisa mais mexer na panela, apenas tampar parcialmente e olhar a cada momento para verificar se toda a água secou. Assim que isso acontecer, tem um segredinho para esse prato ficar no ponto ideal.

Então, após a água secar, desligue o fogo, tampe a panela e conte 5 minutos. Quando esse tempo passar, abra a panela e misture o arroz, note que ele ficará bem soltinho.

Com essa dicas simples e certeiras, você vai conseguir fazer esse prato tão presente no nosso dia a dia de forma simples e no ponto ideal.

Veja agora os SEGREDOS para ORGANIZAR SUA GELADEIRA de maneira PRÁTICA E EFICIENTE

Confira algumas dicas eficientes para organizar sua geladeira corretamente. Aliás, aprenda também a maneira ideal de mantê-la limpa para que conserve seus alimentos corretamente. Vem com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...
...