Anúncio

5 passos corretos na hora de esterilizar verduras de folhas

Confira o passo a passo para facilitar todo o processo

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


São Paulo, 09 de setembro de 2022, por Caroline Alcides — Sabemos que, para ter uma vida equilibrada, é preciso se alimentar bem e com alimentos saudáveis. Contudo, para aproveitar os benefícios e evitar contaminação, é preciso esterilizar verduras de folhas de modo adequado.

Continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, faça a higienização das mãos, da bancada, bem como do local onde será armazenado o alimento. Desta forma, confira, no blog News Cotidiano, do Folha GO, os 5 passos corretos na hora de esterilizar legumes após voltar da feira.

5 passos corretos na hora de esterilizar verduras e folhas

Sabemos que, no plantio dos legumes e verduras, é usado grande quantidade de agrotóxicos e pesticidas nos alimentos a fim de cultivar um alimento perfeito, saboroso e nutritivo. No entanto, quando esse alimento chega à mesa, é preciso adotar alguns cuidados para que esses produtos bem como vírus e bactérias não acabem sendo ingeridos por você e sua família.

1. Detergente para higienizar

De antemão, um produto eficiente, não apenas na limpeza da louça, como também na higienização de frutas, verduras e legumes é, sim, o detergente.

Mas, vale ressaltar que é preciso ter um cuidado maior para que o produto não acabe penetrando no alimento e, consequentemente, acabe sendo ingerido no momento da refeição. Lembre-se de enxaguar bem, até remover toda e qualquer camada que tenha ficado em contato com o alimento.

2. Separe verduras e legumes individualmente

esterilizar verduras de folhas
5 passos corretos na hora de esterilizar verduras de folhas. Foto: Canva Pro

Todavia, separe os alimentos antes de começar a higienizar. Esse passo facilitará todo o processo, visto que cada alimento tem suas características. Então, adicione algumas gotas de detergente em uma esponja ou escovinha, separada somente para essa finalidade.

Continua depois da publicidade

Passe por toda a superfície com movimentos suaves. Enxágue em seguida, retirando todo e qualquer excesso do produto que está no alimento.

3. Como higienizar os alimentos usando o bicarbonato

Outro ingrediente capaz de remover todo o agrotóxicos dos alimentos é o bicarbonato de sódio. Sim, além de auxiliar na limpeza da casa, como já vimos por aqui, o produto pode ser usado para higienizar frutas, legumes e verduras.

4. Esterilizar verduras e folhas; alimento saudável e higienizado

Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na esponja, ou mesmo na palma da mão, e esfregue bem. Em seguida, enxágue em água corrente, abundantemente, até remover todo o produto.

5. Folhas verdes

Sobretudo, seja como for a forma de higienizar as folhas verdes. É recomendado que a limpeza aconteça pouco antes do consumo.

Por fim, faça a desinfecção sempre com auxílio de uma escovinha ou esponja, em água corrente. Lembre-se de enxaguar abundantemente. Prontinho! Seus alimentos estão prontos para o consumo, deixe secar para armazenar ou consuma imediatamente.

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...
...