Anúncio

O que costuma ser feito em um estaleiro? Entenda a importância desse local

Saiba o que é feito nesse local e a sua importância para o transporte marítimo!

Anúncio


Joinville, 22 de março – Você conhece ou já ouviu falar em um estaleiro de navios? Para entendermos melhor sobre esse local, hoje o News Cotidiano irá explicar o que é feito em um estaleiro de navios, que é o local onde são realizadas a construção e a manutenção de navios e embarcações. Além de explicar a importância desse local, para o transporte marítimo.

Continua depois da publicidade

Isso porque, sem esse tipo de transporte, seria praticamente impossível importar tudo o que conseguimos hoje, devido as limitações do transporte aéreo. Veja abaixo, mais detalhes desse local.

O que é um estaleiro: entenda a importância desse local para o transporte marítimo

Então, um estaleiro é uma instalação de grande porte. Feita para construir, manter e consertar navios e barcos que podem variar de tamanho. Ou seja, desde barcos à vela pessoais até grandes navios porta-contêineres projetados para viajar ao redor do mundo.

Estaleiro
O que costuma ser feito em um estaleiro? Entenda a importância desse local Foto: Pixabay

Onde fica localizado

A sua localização normalmente está posicionada em algum lugar estratégico, próximo de um grande rio em baías. Geralmente, pode-se localizar nas regiões de algum porto ou linha costeira do interior.

Além disso, saiba que há alguns estaleiros que são históricos e operam no mesmo local, há centenas de anos.

Quem são as pessoas que trabalham em um estaleiro?

Primeiramente, sabe-se que muitas pessoas trabalham em um estaleiro. Incluindo arquitetos navais, engenheiros, eletricistas e uma imensa leva de outros comerciantes qualificados. Do mesmo modo, um estaleiro também possui uma grande quantidade de equipamentos técnicos e especializados.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

O que é feito por lá?

Então, a princípio, um estaleiro simplesmente é responsável por construir navios. Entretanto, a maioria dos estaleiros também consertam as embarcações que construíram. Do mesmo modo, abriga navios em situações de emergência que não podem regressar ao seu estaleiro de origem.

Com isso, sabe-se que a principal manutenção realizada nos navios dentro de um estaleiro, é no conserto do casco. Ou seja, esse é o item de uma embarcação que mais sofre danos e que mais necessita de reparos.

Diferenças entre estaleiro civil e estaleiro militar

O que muitas pessoas não sabem, é que os estaleiros de navios civis e militares são mantidos separados. isso por causa das demandas de segurança dos militares. Porém, sendo civil ou naval, ambos constroem o navio do zero.

Criando assim o casco e configurando o interior do navio de acordo com as especificações do proprietário antes de lançá-lo ao mar. Uma outra curiosidade, é que em um estaleiro militar, os navios costumam ser cobertos para evitar que militares inimigos coletem informações sobre eles.

Estaleiro
O que costuma ser feito em um estaleiro? Entenda a importância desse local Foto: Canva Pro

Quais são os equipamentos mais utilizados

Por fim, esse local geralmente tem uma variedade de guindastes para içar os navios. Do mesmo modo, possui grandes taludes baseados em terra para colocar as quilhas de seus navios e construir os cascos.

Além disso, há também alguns ambientes fechados e que são livres de poeira, consideradas áreas reservadas para pintura. A principio, há inúmeros navios sendo construídos ao mesmo tempo.

Dessa forma, é possível que os visitantes vejam os navios em vários estágios de conclusão. Por último, quando os navios estão concluídos e prontos para navegar, eles são lançados ao mar totalmente equipados. Em seguida, ele são entregues aos seus proprietários.

Por fim, leia também: Faça uma misturinha caseira para lavar vidros: remova manchas e sujeiras com facilidade

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

3

Carregando comentários aguarde...
...
...