Anúncio

Energia 110V e 220V: qual a diferença? Saiba o que muda e os riscos para seus aparelhos

Entenda a diferença entre as tensões e saiba o que isso pode influenciar no uso de diferentes equipamentos eletrônicos.

Anúncio


Florianópolis, 16 de março – Você já se deparou com tomadas 110V e 220V e ficou com dúvidas sobre qual utilizar e as suas diferenças? Para entender melhor, o News Cotidiano irá explicar as diferenças entre a energia 110V e 220V e explicar um contexto histórico que envolve o fato de havermos essas duas voltagens aqui no Brasil.

Continua depois da publicidade

Além disso, abaixo iremos explicar o que isso pode causar em seu aparelho eletrônico, caso ele não seja bivolt (que funciona em ambas as voltagens) ao ligá-lo em uma tomada diferente do indicado.

Qual a diferença entre 110V e 220V? Entenda

Primeiramente, saiba que o há algumas regras que dividem o mundo em duas partes. Nesse caso, refere-se ao fato de grande parte do continente americano usar a voltagem 110 em áreas residenciais e comerciais.

Enquanto há uma exceção nas áreas industriais que utilizam 380V, por conta das máquinas pesadas que são utilizadas nesse setor.

Do outro lado, boa parte da Europa, Ásia e África utilizam o 220V em praticamente todas áreas residenciais e comerciais, devido a rede possui esse padrão, desde que foi implanta nos países desses continentes.

110V e 220V
Energia 110V e 220V: qual a diferença? Saiba o que muda e os riscos para seus aparelhos. Foto: Canva Pro

Qual o motivo de haver diferenças entre países e continentes?

Posts Relacionados

Deu ruim? Saiba como eliminar cheiro de feijão…

Continua depois da publicidade

Por que você não deve jogar fora a água do…

Continua depois da publicidade

Para que você entenda melhor o motivo disso existir, abaixo elaboramos uma tabela que explicam o contexto histórico que motivou a esses países adotarem essas diferenças.

110V 220V
Contexto histórico De fato, a separação entre o uso de 110v na América e o uso de 220v no resto do mundo tem sua origem em “A Guerra das Correntes”, que ocorreu no final do século XIX. Thomas Alba Edison promoveu o uso de corrente contínua ou direta (CC), que operava a uma potência de 100v. Dentro dessa “guerra”, a contraparte de Edison foi Nikolai Tesla. Em suma, o inventor sérvio defendeu o uso de corrente alternada (CA). Isso se deve a duas razões: a primeira foi que sua tensão era fácil de modificar (em oposição à CC) e a segunda, que envolveu custos mais baixos e fácil transporte.
Quais países usam? Praticamente todo o continente americano usa uma potência de 110v. Apenas Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e parte do Brasil na América do Sul usam 220v. Por outro lado, África, Ásia, Oceania e grande parte da Europa usam uma faixa de 220v.

 

Vantagens De fato, no que diz respeito à segurança, essa energia é relativamente segura ao instalá-la ou manuseá-la. Em suma, o cabeamento de 220v é muito mais fácil de instalar. Também é mais barato e fácil de manipular.

Os eletrodomésticos de alta potência dão melhor desempenho, já que consomem menos amperes.

Desvantagens Você precisa de uma quantidade maior de fiação para uma instalação elétrica.

É caro.

Em suma, esta corrente é muito perigosa. Receber um impacto de uma corrente de 220v pode ser fatal.

O que acontece se ligar aparelhos de diferentes voltagens em tomadas opostas?

Além disso, saiba que há um risco em ligar equipamentos que não sejam bivolt, em tomadas com voltagens diferentes do indicado. Nesse caso, entenda que um eletrodoméstico ou um equipamento eletrônico 110V por exemplo, ligado em uma tomada 220V, fará com que o aparelho sofra um pico de tensão e acabe queimando.

No entanto, quando ligado um equipamento 220V em uma tomada 110V, ele não queimar imediatamente. Isso porque, ele receberá uma voltagem muito inferior ao necessário para o seu funcionamento ocorrer normalmente. Nesse caso, o aparelho irá trabalhar em um estado chamado de “meia fase” e não terá força suficiente para funcionar da maneira correta.

Por fim, leia também: Passo a passo para remover mofo do guarda-roupa: confira e veja como é simples

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...
...