Anúncio

Como lavar cortinas facilmente? Não perca tempo!

Aprenda os macetes para higienizar esse material

Anúncio


Você sabe como lavar cortinas facilmente? É muito importante que você saiba como higienizar esse tipo de material para manter sua casa sempre limpa e livre de poeira. Aprenda agora, 23 de janeiro, aqui no News Cotidiano, algumas dicas e macetes para deixar essa peça sempre impecável.

Continua depois da publicidade

Saiba como lavar cortinas facilmente

As cortinas são peças fundamentais em uma casa. Servem tanto para dar mais privacidade ao lar, quanto para proteger o interior de excesso de raios solares incômodos. Afinal, ninguém gosta de acordar tão cedo com a luz do sol batendo no rosto, não é mesmo? Mas você sabe como lavar cortinas facilmente?

Usadas como peça de decoração também, as cortinas sofrem com acúmulo de poeira, podendo prejudicar a saúde de quem mora na casa, além de ficarem gastas mais facilmente por serem expostas ao sol diariamente.

Apesar de alguns tipos não serem tão delicados assim, na hora da lavagem é preciso tomar uns cuidados e precauções especiais para evitar maltratar ainda mais o tecido.

Assim, leia também: Misturinha caseira para deixar o banheiro perfumado como o de hotel

Passe aspirador de pó

Caso sua cortina não esteja tão suja, em apenas uma faxina rotineira aproveite para passar aspirador de pó no tecido, pois com o tempo, acumula muita poeira sem nem percebermos.

Continua depois da publicidade

Para manter a casa limpa e livre de sujeirinhas que podem prejudicar a saúde, é bom manter uma constância nas passagens de aspirador, mas evite o uso em casos extremos.

Continua depois da publicidade

Lave à mão

Se o intervalo da troca de cortina for muito grande e seu tecido delicado, opte por uma lavagem mais controlada, à mão é o ideal, porém o processo é bem demorado. A lavagem à mão é uma boa opção para evitar encolhimento do tecido e não deixar com que seja danificado em máquinas.

Usando sabão em pó, ou até mesmo detergente, esfregue o tecido delicadamente entre as mãos, parte por parte com muito cuidado até remover toda a sujeira ou o aspecto encardido. Enxague para remover todo o sabão e o excesso de água. Deixe secar naturalmente.

Em caso de manchas ou muita sujeira, deixe as cortinas de molho em um balde com água e sabão em pó por 40 minutos, isso facilitará a lavagem.

Limpeza de persianas

As persianas são um tipo diferente de cortina e, por não serem feitas de tecido, precisam então de uma higienização um pouco diversa. Em limpezas mais suaves, apenas o uso de aspirador de pó ou de um pano úmido com vinagre é suficiente para as persianas.

Em casos de limpezas mais pesadas, retire então as lâminas e coloque de molho em água e detergente por 10 minutos.  Logo depois, esfregue a esponja do lado macio suavemente.

Lavagem de blackouts

Aprenda como lavar cortinas facilmente - Reprodução Canva
Aprenda como lavar cortinas facilmente – Reprodução Canva

Nesse caso, evitar lavagem na máquina é essencial para não danificar o plástico. Limpe com uma esponja com sabão neutro, ou detergente, esfregando a superfície suavemente para evitar rasgar ou arranhar a peça.

Passe um pano úmido ou seco para remover o excesso de água e sabão; deixe secar naturalmente na sombra. Em caso de manchas, misture vinagre na solução de água e sabão.

Então, leia agora: Loiro platinado; veja os cuidados essenciais para manter o tom

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Carregando comentários aguarde...
...
...