Anúncio

Como manter as verduras sempre fresquinhas na sua casa? Salada verdinha!

Tenha sempre as verduras como novas em casa!

Anúncio


Sabe quando vamos preparar alguma refeição, e na hora nos deparamos com as verduras, legumes e hortaliças totalmente murchas, feias e sem graça? Por esse motivo, é importante aprender a como manter as verduras frescas por mais tempo. Aprenda hoje, 09 de janeiro de 2022, aqui no News Cotidiano!

Continua depois da publicidade

Aprenda as maneiras de armazenar

Cuide das suas verduras.
Cuide das suas verduras. Foto: Canva pro

Você sabia que cerca de ⅓ de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado? Por esse motivo, é importante saber as formas de garantir que essas verduras durem por mais tempo, evitando o lixo desnecessário.

Além disso, quando as verduras não estão frescas, elas perdem grande parte de seus nutrientes, e suas características sensoriais, como cor, aroma, sabor e textura! Por esse motivo, aprenda abaixo as maneiras de conservá-las.

Veja também: Conheça novas misturinhas caseiras que facilitam a vida e agilizam a limpeza

Higienizar, secar e guardar

Essas são as 3 etapas ideais para armazenar um vegetal corretamente, sem fazer com que ele perca a qualidade. Para isso, lave a verdura com água corrente, em seguida transfira para um recipiente, e cubra com 1 litro de água. Se for um vegetal grande, como uma abóbora, você pode colocar mais 1 litro de água, e assim até cobrir todo vegetal.

Em seguida, acrescente 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água utilizado. Aguarde 15 minutos, e por fim enxágue com água filtrada. Agora é hora de secar bem o vegetal, pois a presença de água pode levar ao crescimento de bactérias.

Continua depois da publicidade

As folhas como alface, repolho, couve, etc. devem ser bem secas antes de guardar, se possível utilize aqueles secadores de hortaliças. Na hora de levar a geladeira, cubra ela com papel toalha para que ela possa absorver bem a umidade das folhas.

Continua depois da publicidade

Onde guardar

Cuide das suas verduras.
Cuide das suas verduras. Foto: Canva pro

Como grande parte das verduras são sensíveis ao frio, o melhor local na geladeira para guardá-las é na parte inferior dentro do gavetão ou próximo a ele, pois é justamente onde a temperatura fica mais amena, assim, é muito difícil ocorrer a queimadura pelo frio.

Como congelar corretamente

Congelar um alimento é a forma de preservá-lo por mais tempo. Entretanto, os vegetais são mais sensíveis ao frio, por esse motivo necessita de alguns processos antes de congelar, como no caso, o branqueamento.

O branqueamento é a técnica na qual você deve cortar o vegetal em pedaços pequenos, em seguida mergulhá-los em água fervente por 30 segundos até 1 minuto. Logo após, mergulhe imediatamente os vegetais em um recipiente com água gelada e cubos de gelo, para causar o choque térmico. Por fim, é só secar e levar ao congelador.

Dessa forma, o vegetal dura por meses no congelador, e é a forma em que a indústria comercializa os vegetais congelados, como ervilha, brócolis, cenoura, etc.

Veja também: Saiba como limpar exaustor e coifa: confira dicas para realizar a limpeza com êxito

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...
...