Anúncio

Saiba como limpar e higienizar a pia da cozinha: aprenda a remover vários tipos de sujeira

Veja dicas para deixar a sua pia limpa e livre de bactérias, com pouco trabalho e sem precisar ficar horas esfregando!

Anúncio


Praia Grande, 31 de março – Que tal conferir algumas dicas de limpeza para a pia da cozinha, que irão facilitar o seu dia a dia? Por isso, hoje o News Cotidiano irá ensinar a como limpar e higienizar a pia da cozinha, utilizando métodos e algumas receitas caseiras, que são eficientes e removem todo e qualquer tipo de sujeira.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas técnicas de limpeza que irá facilitar a limpeza da pia e evitar a presença e proliferação de bactérias, protegendo até mesmo os alimentos que manuseamos.

Saiba a importância da limpeza da pia: vai além da higiene

Primeiramente, a pia é um local onde quase todo tipo de sujeito da cozinha tem contato. Como por exemplo:

  • Alimentos,
  • Resto de comida,
  • Embalagens que caem e etc.

Além disso, essa superfície que fica exposta à vários tipos de produtos e materiais orgânicos, tornando fácil a proliferação de bactérias e fungos.

Por isso, é importante desinfetar sempre que possível não só a pia em si, mas também o balcão em volta. Dessa forma, você irá proteger ainda mais o local e manter uma boa higiene dos alimentos, evitando a presença de lixo em cima do mármore da pia.

como limpar pia
Saiba como limpar e higienizar a pia da cozinha: aprenda a remover vários tipos de sujeira. Foto: Pexels

Leia também: O ralo da pia está com cheiro ruim? Resolva você mesmo o problema

Continua depois da publicidade

Como limpar a pia corretamente

Saiba que a limpeza não pode ser feita de qualquer jeito. Isso porque, o material da pia pode ser danificado se não houver os devidos cuidados.

Continua depois da publicidade

Por isso, é importante seguir as dicas abaixo, que irão te ajudar a manter a higiene e sem prejudicar os materiais que compões a estrutura da pia e do balcão.

Água quente

Despejar água quente ajuda a desentupir a pia. Dessa forma, resto de comida que  fica no ralo sai com mais facilidade. Faça isso uma vez por semana, pelo menos.

Para realizar uma ação mais potente, coloque um pouco de detergente no ralo, deixando agir por alguns minutos. Em seguida, despeje a água quente.

Vinagre e bicarbonato

A dupla é essencial na hora de limpar. Para a limpeza coloque um pouco de água quente, vinagre e bicarbonato de sódio em uma vasilha e esfregue toda superfície da pia, e a mesma com a solução.

Feito isso, basta enxaguar. Saiba que além de uma ação antibacteriana, essa misturinha ajuda na limpeza de alimentos mais difíceis de sair ou até sujeira impregnada.

Evite deixar louça na pia após cada refeição

Com esse hábito você evita com que insetos fiquem em volta da cozinha. Além disso, deixar a louça na pia, é algo que contribui muito para a proliferação das bactérias.

Por isso, sempre lave a louça assim que possível e antes da limpeza, sempre tire todos os utensílios.

Saiba como limpar e higienizar a pia da cozinha: aprenda a remover vários tipos de sujeira. Foto: Canva Pro

Armários

Por fim, não se esqueça de limpar os armários da pia, principalmente se esses ficam junto ao sifão! Por ser um local que também acumula sujeira, é importante limpá-lo detalhadamente.

Agora que você sabe dicas do como limpar e higienizar a pia da cozinha pia de forma correta, evite deixá-la com sujeiras. Lembre-se que pias sujas são um risco para saúde. Portanto, tome cuidado!

Por fim, leia também: Dicas para limpar a cozinha: facilite a sua limpeza com métodos simples

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Carregando comentários aguarde...
...
...