Anúncio

Conheça 10 benefícios do açafrão para tornar sua vida mais saudável

Saiba quais são as principais vantagens do consumo dessa especiaria

Foto do revisor (Cristina Duarte)
Revisado por: (Cristina Duarte)
Anúncio


O açafrão é uma raiz forte que tem inúmeras propriedades ótimas para a saúde. Consumi-lo ajuda a uma rotina de vida mais saudável. Aprenda como consumir e quais são esses benefícios do açafrão nessa matéria de hoje, 24 de junho de 2022, aqui do Blog Receitas Fáceis, no site Folha Go.

Continua depois da publicidade

Conheça os 10 benefícios do açafrão e como consumir

Muito parecido com outra raiz poderosa, o gengibre, o açafrão apresenta cor e sabor inconfundíveis. Além disso, com um amarelo concentrado na coloração, ele serve como tempero, ingrediente para chás e xaropes e muito poderoso também nos cosméticos.

Sendo assim, ele pode ser usado de duas formas: in natura, ou seja, cortando a raiz e adicionando na receita que desejar, ou em pó, que também pode ser utilizado de maneira igual.

Mas independente do tipo de uso, confira abaixo os benefícios do açafrão que podem agregar na sua vida.

1. Anti-inflamatório

benefícios do açafrão
Conheça os 10 benefícios do açafrão e porque usá-lo. Foto: Getty Images

Seja como tempero da comida ou como chá, o açafrão é um poderoso anti-inflamatório. Ou seja, ele é uma ótima ajuda quando o corpo está inflamado, seja por doença ou porque você cometeu aqueles excessos de comida no final de semana.

2. Aumenta a imunidade

Uma das formas de consumir açafrão para ajudar na imunidade é em sucos ou no shot da imunidade, que mistura o açafrão em pó, suco de limão e própolis.

Continua depois da publicidade

Por conta da sua ação anti-inflamatória, ele é um grande aliado do sistema miológico. Assim, ajuda a prevenir doenças e ajuda a tratar sintomas de gripes e resfriados.

Continua depois da publicidade

3. Ajuda no aumento da libido

Um dos grandes poderes do açafrão é energizar e fortalecer todo o corpo. Desse modo, influencia diretamente no desejo sexual, ajudando não apenas a ter mais vontade, como auxilia na performance.

4. Depilador natural

Muitas pessoas utilizam essa raiz como depilador progressivo e permanente. Para isso basta usar o sabonete diariamente na região que quer manter lisa.

Contudo,  é possível aliar uma esfoliação de açafrão a depilação com gilete ou cera, para ajudar a desinflamar os fios e toda a pele.

5. Dá sabor as comidas

Um dos benefícios do açafrão é ser um excelente tempero. Assim sendo, esse ingrediente é um ótimo tempero para arroz, feijão, carnes, aves e muito mais! O sabor é maravilhoso que você ainda desfruta de todos o seus benefícios.

6. Anti-fungo e anti-bactéria

Essa raiz também é grande aliada no combate a fungos e bactérias, ajudando a de fato eliminar o que não faz bem. Portanto, vale a pena incluir na sua alimentação, pois assim haverá uma ação natural e a longo prazo, aliada a possíveis tratamentos que precise fazer.

7. Controla o colesterol ruim

O açafrão tem propriedades que evitam o acúmulo do colesterol LDL, considerado o “colesterol ruim”. Ou seja, para quem tem esse problema da saúde, investir na especiaria é uma boa.

8. Faz bem para o coração

O consumo do açafrão faz muito bem para a saúde do coração. Então, além de controlar o colesterol ruim, que impede o entupimento de artérias, também evita o risco de derrames, ataques cardíacos e até mesmo de insuficiência cardíaca.

9. Antienvelhecimento

Estudos mostram que o açafrão possui efeito antienvelhecimento, principalmente devido aos carotenoides encontrados na especiaria.  Além disso, eles ajudam a combater os radicais livres, um dos grandes vilões do envelhecimento celular.

10. Combate a depressão

Um dos grandes problemas da modernidade é a depressão. Assim, estudos feitos por cientistas com o uso do açafrão conseguiram notar que a especiaria tem efeitos positivos para o tratamento da doença. Dessa forma, vale a pena tê-lo na dieta.

Conheça benefícios das ervas e temperos caseiros

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais