Abono Salarial PIS: quem tem direito e como sacar o benefício? Saiba tudo

Prazo para saque do PIS referente ao ano de 2019 está chegando ao fim

Está chegando ao fim o prazo para sacar o Abono Salarial relativo ao pagamento feito pelo governo para trabalhadores com direito ao benefício relativo ao ano de 2019. Hoje (09/06), explicaremos quem tem direito ao PIS e como realizar a retirada em espécie até dia 30 deste mês.

O que é Abono Salarial?

Trata-se de um benefício pago pelo governo anualmente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que fazem parte do público-alvo do programa.

É pago o valor de até um salário mínimo para aqueles que cumprem cada um dos requisitos estipulados na Lei.

No caso de quem atua na iniciativa privada, o abono é repassado por meio da Caixa Econômica Federal e é conhecido como PIS. Já os servidores públicos recebem por meio do Banco do Brasil o benefício chamado de PASEP.

Abono Salarial PIS: quem tem direito e como sacar o benefício? Saiba tudo
Abono Salarial PIS: quem tem direito e como sacar o benefício? Saiba tudo (Foto: Freepik.com)

PIS: quem tem direito?

Como destacado acima, o PIS é o abono voltado exclusivamente para a classe que trabalha com carteira assinada em empresas privadas.

No entanto, este não é o único requisito para fazer parte dos trabalhadores que recebem o benefício anualmente.

Só tem direito ao PIS quem cumprir todos os requisitos abaixo:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano em questão; e
  • Ter tido seus dados devidamente informados pelo patrão no e-Social (antigo RAIS).

Tenho direito ao PIS, como sacar?

O abono salarial é pago de forma proporcional ao número de meses em que trabalhou com carteira assinada. No calendário atual, pago de 2020 a 2021, é referente ao período de 2019.

Quem trabalhou por um mês, recebe 1/12 de um salário mínimo. Já quem trabalhou por 12 meses, recebe um salário completo.

Para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal e ainda não fez o saque, é possível fazê-lo utilizando o aplicativo Caixa Tem. O dinheiro é depositado na poupança social digital.

Para quem é correntista da Caixa, o valor do benefício foi devidamente enviado para a conta corrente do trabalhador na data informada no calendário.

Posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes??! Entenda

O novo sistema de transferências e pagamentos bancários tem causado algumas dúvidas na população. E uma delas tem sido bastante pesquisada na Internet: posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Vamos examinar o assunto aqui…

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies