Consigo sacar o PIS na lotérica? Veja 5 dúvidas respondidas sobre o PIS

Essa e outras dúvidas são comuns entre os trabalhadores

Muitos trabalhadores já tiveram seu abono salarial depositado em suas contas bancárias. Entretanto, nem todos ainda sacaram por não saber como realizar o procedimento, que apesar de simples, traz dúvidas a uma grande parcela da população. Alguns perguntam: “consigo sacar o PIS na lotérica?”, outros questionam: “preciso do cartão cidadão para sacar o PIS?”. Para responder a essas perguntas, preparamos um artigo completo que vai explicar hoje, 18/12, como você pode retirar seu dinheiro.

Consigo sacar o PIS na lotérica? Veja 5 dúvidas respondidas sobre o PIS (imagem: divulgação/G1)
Consigo sacar o PIS na lotérica? Veja 5 dúvidas respondidas sobre o PIS (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Como saber se tenho direito ao abono salarial PIS/PASEP? Entenda aqui agora.

Como sacar o abono salarial?

Para sacar o abono salarial, o trabalhador precisa seguir três passos simples, veja só:

  1. Veja a data do calendário de pagamento;
  2. Organize e separe toda a documentação;
  3. Vá aos agentes autorizados e faça o saque do seu benefício.

Qual o calendário de pagamento do PIS?

Todos os beneficiários nascidos de julho a dezembro que possuem conta na Caixa Econômica Federal, já receberam os valores a título de abono diretamente na sua conta no dia 30 de julho de 2020.

Para os demais, é preciso ficar atento ao calendário de pagamento divulgado pela própria Caixa Econômica Federal. Isso porque, os valores serão disponibilizados conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. Veja só.

Trabalhadores nascidos em: Recebem a partir do dia:
Julho ​16/07/2020
Agosto ​18/08/2020
Setembro ​15/09/2020
Outubro ​14/10/2020
Novembro ​17/11/2020
Dezembro ​15/12/2020
Janeiro ​​19/0​1/2021
Fevereiro
Março ​​11/02/2021
Abril
Maio 17/03/2021​​
Junho

A Caixa é o banco responsável pelo pagamento do Abono Salarial e o Ministério da Economia é o órgão responsável por gerenciá-lo.

Veja também: Entenda o que é Abono Salarial e quem pode receber em 2020/2021.

Preciso de cartão cidadão?

Para sacar o benefício, os trabalhadores devem utilizar o cartão cidadão em qualquer caixa eletrônico da Caixa, agentes autorizados Caixa Aqui ou nas casas lotéricas.

Caso não tenha o cartão, pode levar um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação a qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Veja também: Abono salarial e PIS são a mesma coisa? Entenda aqui

Consigo sacar o PIS na lotérica?

Sim, o trabalhador que já tenha valor disponível para recebimento pode sacar nas lotéricas com o cartão cidadão e a senha cadastrada.

Quem tem direito ao PIS?

Os valores pagos a título de abono salarial variam de R$ 88 a R$ 1.045,00 e são pagos somente a quem tem direito de recebê-lo. Ou seja, nem todos os trabalhadores podem sacar o PIS, mas somente aqueles que atendam aos requisitos legais.

Veja quais são:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) no ano-base, qual seja, 2019;
  • A remuneração mensal média não pode ser superior a dois salários-mínimos do ano-base;
  • Também é preciso ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, também no ano de 2019, sejam eles consecutivos ou não;
  • Ter trabalhado para empregador inscrito sob CNPJ.

Com isso, estão excluídos dessa lista trabalhadores que prestem serviços a pessoas físicas, diretores sem vínculo empregatício, os empregados domésticos e os menores aprendizes.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies