Saiba como quitar empréstimo consignado de forma antecipada hoje mesmo

Veja como quitar de forma parcial ou integral

Contratar crédito continua sendo um dos principais de consumidores brasileiros, principalmente entre 2020 e 2021, com a crise financeira pela qual o país passa. Mas, quem contrata, também precisa saber as melhores formas de quitação deste débito. Entenda hoje (20/04), como quitar empréstimo consignado de forma antecipada.

O que é consignado?

Empréstimo consignado é um dos principais produtos financeiros do mercado brasileiro, voltado geralmente para quem é aposentado ou pensionistas do INSS ou é servidor público municipal, estadual ou federal.

Sua principal diferença em relação às linhas de crédito pessoal tradicionais do mercado é a baixa taxa de juros, pois a chance de a empresa sofrer inadimplência é baixíssima, tendo em vista a forma de pagamento.

O consignado tem suas parcelas pagas diretamente da folha salarial do contratante. Isto é, o salário pago pelo INSS para um aposentado tem parte do valor reservado, de forma automática, justamente para efetuar o pagamento mensal do empréstimo.

Como quitar empréstimo consignado
Como quitar empréstimo consignado (Foto: Freepik.com)

Desejo de muitos aposentados, pensionistas e servidores públicos – ou trabalhadores CLT nas empresas que concedem consignado privado – o empréstimo, muitas vezes, acaba tornando-se um incômodo nas despesas mensais.

Neste caso, o desejo passa a ser de efetuar a quitação da dívida obtida no ato da contratação do empréstimo. E existem formas de antecipar a amortização do consignado, seja de forma parcial ou até integralmente.

Como quitar empréstimo consignado?

Está previsto em Lei, no Código de Defesa do Consumidor, o direito do cidadão em antecipar a quitação parcial ou total de seu contrato de empréstimo consignado

Para quitar, é necessário entrar em contato direto com a instituição financeira com a qual assinou o contrato de empréstimo consignado e fazer a solicitação de quitação antecipada.

Serão considerados o valor da parcela, a taxa de juros ao mês, dia do vencimento, data de quitação e a quantidade de parcelas restantes.

Mas, antes de iniciar o processo de liquidação, é fundamental ter certeza de que terá condições financeiras, sem sofrer no futuro com a ausência do dinheiro que será utilizado para antecipar a quitação do contrato.

  • Quitação parcial

Trata-se da forma mais comum de antecipar o fim de um contrato de empréstimo, financiamento, consórcio ou algo do tipo.

Neste caso, o consumidor irá negociar junto à instituição financeira com quem possui o contrato de consignado para pagar mais de uma parcela por vez. Será vantajoso pois consiste no abatimento de juros de acordo com a parcela antecipada.

Em todo caso, é fundamental que opte por pagar de forma antecipada sempre as parcelas do fim do contrato, que são as que possuem juros maiores na maioria dos casos.

  • Quitação integral

É a forma mais rentável de quitar um contrato de empréstimo. Mas, também exigirá provavelmente um valor bastante elevado a depender do número de parcelas que restam no consignado.

Consiste no abatimento de todas parcelas restantes de uma só vez. Os juros e encargos são descontados, pois todas as mensalidades irão se tornar apenas uma parcela.

Help oferece empréstimo pessoal e consignado para negativados; conheça as opções

A busca por empréstimo pessoal e consignado costuma ser grande, sobretudo em período marcado por crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19. Mas, junto ao interesse do consumidor, a oferta de linhas de crédito também é alta.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies