União Itaú, Caixa, BB, Bradesco e Santander traz concorrência ao SPC/Serasa

Amparada pelos cinco maiores bancos do país, a Quod nasceu com o objetivo de impulsionar o Cadastro Positivo no país

Alguns dos maiores e mais importantes bancos do país como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal se uniram e criaram um novo órgão de proteção ao crédito: a Quod. Aliás, o Quod birô de crédito é uma espécie de “concorrente” do SPC e Serasa.

Como se sabe, os órgãos de proteção ao crédito são uma ferramenta valiosa para auxiliar no mercado de crédito. Podem ser úteis não apenas às empresas, como também aos próprios consumidores. Portanto, neste domingo (3) saiba mais detalhes sobre a fintech criada pelos cinco maiores bancos do Brasil.

Leia ainda: SPC e Serasa: consultar CPF pelo nome é possível? Descubra

A Quod birô de crédito concorrente do SPC e Serasa

quod birô de crédito spc e serasa (1)
Saiba mais a respeito do Quod birô de crédito concorrente do SPC e Serasa. Fonte da imagem: Quod/Reprodução

O grupo chamado LexisNexis Risk Solutions, que opera em países como EUA, México e Canadá, por exemplo, é quem dá todo o aparato tecnológico necessário para o funcionamento da Quod.

E como afirma a própria fintech,  amparada pelos cinco maiores bancos do país, “a Quod nasceu de uma vontade transformadora – impulsionar o Cadastro Positivo no Brasil”.

De certa maneira, a empresa acaba sendo uma espécie de concorrente de outros famosos órgãos como SPC e Serasa, especialmente no que tange ao sistema de Cadastro Positivo.

Leia ainda: Hacker invade sistema do SPC e Serasa e deleta dívidas? Entenda esse boato

Cabe ressaltar aqui que, apesar de ter sido criada por algumas das maiores instituições bancárias do Brasil, a sua gestão funciona de forma completamente independente.

Como funciona a Quod?

A Quod se utiliza de um banco de dados bem robusto, com informações fornecidas pelos próprios bancos. Consta nela dados a respeito do comportamento financeiro dos seus clientes, como pagamentos, entre outros elementos.

Apesar dessas informações obtidas virem das próprias instituições bancárias, não haverá qualquer troca de informações entre elas. A Quod utilizará do critério da análise de risco e, também, do score de crédito (coisas que o SPC e Serasa já fazem).

Seu maior objetivo é proporcionar toda uma sorte de soluções no que concerne ao controle de risco, e a prevenção contra as eventuais fraudes. Isso sem falar, é claro, em quantidades gigantescas de dados não só para as instituições financeiras, mas para as empresas como um todo.

Além de se valer da tecnologia avançada e moderna proporcionada pela Lexis, ela também se valerá de inteligência artificial e ferramentas de Big Data. Com isso, o processo de análise de crédito será muito mais eficiente.

O Cadastro Positivo

Além de ser dotado de uma base de dados própria, a Quod birô de crédito realiza as suas operações, especificamente, como já sinalizado antes, dentro do cenário do Cadastro Positivo.

Os demais birôs possuem o chamado cadastro negativo, no qual constam apenas as dívidas e negativações e o score. Eles possuem também o Cadastro Positivo, mas é necessário ativar esse cadastro.

Leia ainda: As 3 dúvidas mais comuns sobre os casos de negativação indevida no SPC e Serasa

No Cadastro Positivo, as dívidas e negativações também aparecem, evidentemente. No entanto, além das pendências, também constam nele o que o consumidor fez de bom e correto financeiramente.

Em outras palavras, sempre que o consumidor paga suas contas em dia, isso também será exibido e impactará positivamente em seu histórico financeiro.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies