Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades

Composto multifuncional e benéfico para a beleza, saúde e bem estar

Muito utilizada no mundo dos cosméticos, a argila é uma aliada para a saúde e beleza da pele. Obtida por meio de processos físicos e químicos, ela é um componente natural e de origem mineral. Cada processo, por sua vez, é responsável por um tipo diferente com uma cor e propriedade específicas. Assim sendo, o Blog News Cotidiano do Folha GO preparou hoje (21/09) esse artigo que aborda os tipos de argila e suas finalidades.

Conhecer as variações é super importante para aproveitar todos os benefícios que a argila pode oferecer, desde a limpeza da pele até a remoção de manchas no rosto.

O uso da argila é versátil e super interessante. No entanto, deve ser feito com cautela, já que se trata de um componente rico em titânio,  zinco, magnésio, entre outros.

Tipos de argila e suas finalidades

A argila ajuda a acalmar a pele, regenerar tecidos e eliminar toxinas / Canva

Não é de hoje que a argila serve para rejuvenescer e limpar a pele. Os egípcios e gregos já faziam uso desse composto para mumificação e utilidade medicinal, como alívio de dores.

Muito mais do que um componente que atua na estética, a argila ajuda a acalmar a pele, regenerar tecidos e eliminar toxinas. O seu uso, inclusive, não se limita ao rosto. As aplicações são diversas, incluindo tratamento no corpo inteiro e também no cabelo.

Contudo, por se tratar de um composto natural, a argila possui alguns tipos com características, propriedades e cores próprias. Conheça cada um deles logo abaixo!

Leia também: Como esfoliar o couro cabeludo com produtos naturais: confira as dicas e saiba dos benefícios

Argila branca

Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades
Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades / Shutterstock

Super indicada para pelas mais sensíveis, sobretudo por ter um pH próximo ao da cútis, a argila branca é uma das mais comuns.

Além disso, peles desidratadas e ressecadas, que não têm aquele aspecto saudável, também são ideais para receber esse tipo de argila. A argila branca ainda tem ação cicatrizante, suavizante e clareadora.

Argila verde

O segundo tipo mais comum, a argila verde é perfeita para ser utilizada como máscara facial. Ela limpa, tonifica e hidrata peles oleosas e com acne.

A argila verde também é ideal para esfoliar a pele, deixando-a uniforme. Com ação cicatrizante e propriedades anti-inflamatórias, ela é, portanto, o produto que todo mundo deve ter em casa.

Argila preta

Especial e nobre, a argila preta é indicada para todos os tipos de pele e tem ação rejuvenescedora, suavizando linhas e marcas de expressão.

Além disso, ela é perfeita para peles estressadas e com processos inflamatórios.

Argila rosa

Perfeita para peles sensíveis, a argila rosa age com a cicatrização e limpeza da pele, principalmente do rosto.

Outros tipos

Além dos tipos mais comuns já citados, há também a argila vermelha, marrom, dourada ou amarela e a cinza. Todas, portanto, podem ser utilizadas no corpo.

Veja mais: Como fazer esfoliante caseiro com mel para pele oleosa: veja o passo a passo e opções

Enfim, se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o uso da argila, vai curtir também este vídeo especial sobre o gengibre.

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...