Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades

Composto multifuncional e benéfico para a beleza, saúde e bem estar

Muito utilizada no mundo dos cosméticos, a argila é uma aliada para a saúde e beleza da pele. Obtida por meio de processos físicos e químicos, ela é um componente natural e de origem mineral. Cada processo, por sua vez, é responsável por um tipo diferente com uma cor e propriedade específicas. Assim sendo, o Blog News Cotidiano do Folha GO preparou hoje (21/09) esse artigo que aborda os tipos de argila e suas finalidades.

Conhecer as variações é super importante para aproveitar todos os benefícios que a argila pode oferecer, desde a limpeza da pele até a remoção de manchas no rosto.

O uso da argila é versátil e super interessante. No entanto, deve ser feito com cautela, já que se trata de um componente rico em titânio,  zinco, magnésio, entre outros.

Tipos de argila e suas finalidades

A argila ajuda a acalmar a pele, regenerar tecidos e eliminar toxinas / Canva

Não é de hoje que a argila serve para rejuvenescer e limpar a pele. Os egípcios e gregos já faziam uso desse composto para mumificação e utilidade medicinal, como alívio de dores.

Muito mais do que um componente que atua na estética, a argila ajuda a acalmar a pele, regenerar tecidos e eliminar toxinas. O seu uso, inclusive, não se limita ao rosto. As aplicações são diversas, incluindo tratamento no corpo inteiro e também no cabelo.

Contudo, por se tratar de um composto natural, a argila possui alguns tipos com características, propriedades e cores próprias. Conheça cada um deles logo abaixo!

Leia também: Como esfoliar o couro cabeludo com produtos naturais: confira as dicas e saiba dos benefícios

Argila branca

Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades
Componente natural e versátil: conheça os tipos de argila e suas finalidades / Shutterstock

Super indicada para pelas mais sensíveis, sobretudo por ter um pH próximo ao da cútis, a argila branca é uma das mais comuns.

Além disso, peles desidratadas e ressecadas, que não têm aquele aspecto saudável, também são ideais para receber esse tipo de argila. A argila branca ainda tem ação cicatrizante, suavizante e clareadora.

Argila verde

O segundo tipo mais comum, a argila verde é perfeita para ser utilizada como máscara facial. Ela limpa, tonifica e hidrata peles oleosas e com acne.

A argila verde também é ideal para esfoliar a pele, deixando-a uniforme. Com ação cicatrizante e propriedades anti-inflamatórias, ela é, portanto, o produto que todo mundo deve ter em casa.

Argila preta

Especial e nobre, a argila preta é indicada para todos os tipos de pele e tem ação rejuvenescedora, suavizando linhas e marcas de expressão.

Além disso, ela é perfeita para peles estressadas e com processos inflamatórios.

Argila rosa

Perfeita para peles sensíveis, a argila rosa age com a cicatrização e limpeza da pele, principalmente do rosto.

Outros tipos

Além dos tipos mais comuns já citados, há também a argila vermelha, marrom, dourada ou amarela e a cinza. Todas, portanto, podem ser utilizadas no corpo.

Veja mais: Como fazer esfoliante caseiro com mel para pele oleosa: veja o passo a passo e opções

Enfim, se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o uso da argila, vai curtir também este vídeo especial sobre o gengibre.

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies