Por que o gato pressiona a cabeça contra a parede: entenda o que está por trás desse gesto

Saiba como isso pode ser um alerta vermelho para você

Anúncio


A saúde dos nossos pets exige de nós tutores, atenção redobrada. E às vezes, gestos simples podem dizer muito sobre o estado de saúde do seu filho de quatro patas. Sendo assim, confira hoje (21/09) aqui no Blog Pets do Folha Go por que o gato pressiona a cabeça contra a parede e o que esconde esse gesto que parece fofo.

Continua depois da publicidade

Dito isso, acompanhe o post dessa terça-feira e descubra tudo sobre esse comportamento do seu gato e saiba como agir prontamente.

Então, leia mais e saiba Como brincar com cachorro e gato juntos em casa? Confira 5 dicas fantásticas

Continua depois da publicidade

Porque o gato pressiona a cabeça contra a parede?

Esse gesto pode parecer fofo e bonitinho para algumas pessoas, no entanto, você sabia que por trás disso pode está um problema de saúde?

Continua depois da publicidade

Sim! A verdade é muitos problemas de saúde leva a sinais e sintomas que a primeira vista são inofensivos. Um desses sinais é justamente o ato do animal pressionar sua cabeça contra a parede ou outros objetos.

Sendo assim, é muito importante que o tutor dê a atenção merecida e que procure o medico veterinário do seu pet logo que perceba comportamentos estranho que antes o animal não apresentava.

O que esconde o ato de pressionar a cabeça?

Muitas doenças escondem-se em sintomas sutis e que passam despercebidos pelos tutores de cães e gatos.

Sendo assim, o ato de pressionar a cabeça contra objetos e paredes que os felinos apresentam pode ser indicativo de uma doença neurológica grave.

gato pressionando cabeça
Esse gesto pode indicar problemas graves | Canva

As doenças neurológicas podem ter diversas causas, incluindo intoxicações, tumores, deficiências nutricionais, bactérias, vírus e até mesmo causas genéticas.

Leia também: Vacinação contra a raiva animal: tudo o que você precisa saber para proteger seu melhor amigo

Em animais jovens, o surgimento de tal sinal pode indicar que um problema congênito, ou seja, são aqueles problemas ou defeitos que surgiram em quanto o animal estava se formando dentro da barriga da mãe.

Além disso, as doenças infecciosas como aquelas causada por bactérias e vírus também entram na lista de doenças que causas sintomas neurológicos, entre elas a panceleucopenia ou cinomose felina.

Já em animais idosos, pressionar a cabeça contra a parede pode estar relacionado com tumores ou doenças hepáticas, como por exemplo, a cirrose.

Portanto, é preciso que o médico veterinário avalie seu gato para melhor direcionamento quanto aos sintomas e possível curso da doença, bem como o tratamento adequado e melhoria da qualidade de vida do animal.

Atenção: Fique a tento aos sinais

Por que o gato pressiona a cabeça contra a parede: entendo o que está por trás desse gesto
Por que o gato pressiona a cabeça contra a parede: entenda o que está por trás desse gesto – PXhere

Desse modo, somente com o acompanhamento veterinário é possível chegar a um diagnóstico preciso e correto.

Sendo de suma importância, a realização de exames que auxiliem o tratamento da causa dos sinais.

Portanto, apesar de bonitinho e fofo este gesto pode esconder problemas de saúde graves e que precisam de atenção imediata.

Ademais, leia também: Linguagem do Pet: o que ele está comunicando? Descubra hoje

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies