Por que o gato pressiona a cabeça contra a parede: entenda o que está por trás desse gesto
Saiba como isso pode ser um alerta vermelho para você
A saúde dos nossos pets exige de nós tutores, atenção redobrada. E às vezes, gestos simples podem dizer muito sobre o estado de saúde do seu filho de quatro patas. Sendo assim, confira hoje (21/09) aqui no Blog Pets do Folha Go por que o gato pressiona a cabeça contra a parede e o que esconde esse gesto que parece fofo.
Dito isso, acompanhe o post dessa terça-feira e descubra tudo sobre esse comportamento do seu gato e saiba como agir prontamente.
Então, leia mais e saiba Como brincar com cachorro e gato juntos em casa? Confira 5 dicas fantásticas
Porque o gato pressiona a cabeça contra a parede?
Esse gesto pode parecer fofo e bonitinho para algumas pessoas, no entanto, você sabia que por trás disso pode está um problema de saúde?
Sim! A verdade é muitos problemas de saúde leva a sinais e sintomas que a primeira vista são inofensivos. Um desses sinais é justamente o ato do animal pressionar sua cabeça contra a parede ou outros objetos.
Sendo assim, é muito importante que o tutor dê a atenção merecida e que procure o medico veterinário do seu pet logo que perceba comportamentos estranho que antes o animal não apresentava.
O que esconde o ato de pressionar a cabeça?
Muitas doenças escondem-se em sintomas sutis e que passam despercebidos pelos tutores de cães e gatos.
Sendo assim, o ato de pressionar a cabeça contra objetos e paredes que os felinos apresentam pode ser indicativo de uma doença neurológica grave.
As doenças neurológicas podem ter diversas causas, incluindo intoxicações, tumores, deficiências nutricionais, bactérias, vírus e até mesmo causas genéticas.
Leia também: Vacinação contra a raiva animal: tudo o que você precisa saber para proteger seu melhor amigo
Em animais jovens, o surgimento de tal sinal pode indicar que um problema congênito, ou seja, são aqueles problemas ou defeitos que surgiram em quanto o animal estava se formando dentro da barriga da mãe.
Além disso, as doenças infecciosas como aquelas causada por bactérias e vírus também entram na lista de doenças que causas sintomas neurológicos, entre elas a panceleucopenia ou cinomose felina.
Já em animais idosos, pressionar a cabeça contra a parede pode estar relacionado com tumores ou doenças hepáticas, como por exemplo, a cirrose.
Portanto, é preciso que o médico veterinário avalie seu gato para melhor direcionamento quanto aos sintomas e possível curso da doença, bem como o tratamento adequado e melhoria da qualidade de vida do animal.
Atenção: Fique a tento aos sinais
Desse modo, somente com o acompanhamento veterinário é possível chegar a um diagnóstico preciso e correto.
Sendo de suma importância, a realização de exames que auxiliem o tratamento da causa dos sinais.
Portanto, apesar de bonitinho e fofo este gesto pode esconder problemas de saúde graves e que precisam de atenção imediata.
Ademais, leia também: Linguagem do Pet: o que ele está comunicando? Descubra hoje
Comments are closed.