Como saber se o cachorro está com calor? Confira 5 dicas para identificar e veja o que fazer

Mal estar devido às altas temperaturas também atinge os pets

Anúncio


Desde agosto, o calorão tem se apresentando com bastante intensidade. Em algumas regiões do Brasil, as temperaturas ultrapassam os 35ºC e elegem 2021 como um dos anos mais quentes desde a última década. Mas engana-se quem acha que somente os humanos sentem calor, os cães também! Desse modo, o Blog Pets do Folha Go preparou nessa sexta-feira (18/09) 5 dicas sobre como saber se o cachorro está com calor.

Continua depois da publicidade

Confira, portanto, como identificar que o seu pet está sentindo calor e saiba de que forma é possível amenizar esse grande incômodo para os peludos. Se para nós, o calor já é descontável, imagine só para os cães, eles podem até passar mal; então, todo cuidado é pouco!

5 dicas sobre como saber se o cachorro está com calor

Como saber se o cachorro está com calor? Confira 5 dicas para identificar e veja o que fazer
Como saber se o cachorro está com calor? Confira 5 dicas para identificar e veja o que fazer – Imagem; Nathan Rupert/flickr

Em dias quentes, os cães também possuem mecanismos para controlar a sua temperatura. Semelhante aos humanos, os pets suam e se sentem super incomodados com o calor.

Continua depois da publicidade

Tendo isso em vista, alguns sinais muitos óbvios e outros nem tanto, ajudam a saber se o cachorro está com calor e a partir disso, é possível tornar a situação menos ruim para esses queridos.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, veja agora 5 dicas de como saber se o cachorro está com calor.

Leia também: Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

1. Respiração ofegante

cachorro sente calor
Assim, observe os sinais de que o pet está com calor | Canva

Língua para fora e respiração ofegante são sinais típicos de que o cão está com calor. Muitas pessoas nem imaginam que ele está com sede ou cansado, além do mais o corpo dele está eliminando suor por meio da respiração.

2. Forma de deitar

Barriga para baixo ou para cima são formas de resfriar o corpo, principalmente se o chão for de cerâmica. Deixe-o à vontade!

3. Irritabilidade

Junto aos sinais mencionados, o pet está irritado, principalmente nas horas mais quentes? É normal, o calor faz isso com todos!

4. Fraqueza

Notou que em dias quentes o pet não tem muita energia? Pois bem, o calor derruba qualquer um! Não force movimentação, pois ele ficará ainda mais calorento.

5. Salivação excessiva

Junto com a respiração ofegante e língua para fora, o pet tem uma salivação excessiva? Ele com certeza está com muito calor!

Portanto, em todos os casos, mantenha o pet hidratado, protegido do sol, e e necessário, borrife água no corpo dele, isso vai ajudar imensamente! Em casos mais graves, quando o pet tem confusão mental e língua arroxeada, chame a emergência.

Leia ainda: Dicas do que fazer com cachorro perdido na sua porta; saiba como agir

Ademais, sempre que for passear com o pet em dias quentes, escolha um horário em que o calor esteja mais ameno, como no vídeo a seguir. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies