Vacinação contra a raiva animal: tudo o que você precisa saber para proteger seu melhor amigo
Veja as principais dúvidas e entenda os cuidados que você deve ter com seu pet
A vacinação contra a raiva animal é indispensável para que tanto animal como tutor tenham qualidade de vida e fique protegidos da doença. Sendo assim, hoje (18/09) aqui no Blog Pets do Folha Go trouxemos muitas informações importante para você sobre a vacinação do seu pet. Confira a seguir!
Leia também: Veterinária Bruna Hermes orienta; veja alguns cuidados ao viajar com os pets
Raiva animal: o que é?
Pois bem, a raiva é uma doença que afeta os animais de uma forma geral e inclusive o ser humano. Desse modo, esta doença pode acometer várias espécies.
No entanto, é mais comumente conhecida como raiva canina. Isso porque, os cães são os animais mais vistos com a doença.
Embora, outros animais como gatos, bovinos e suínos podem vir a desenvolver raiva. Além de animais silvestre, como raposas, guaxinins, primatas e morcegos.
Vírus causador
Afinal, a raiva é causada por um vírus chamado de Lyssavirus que ataca principalmente o sistema nervoso dos animais.
Dessa forma, o vírus da raiva é tido como agressivo e contagioso, ou seja, pode ser transmitido para outros animais.
Portanto, uma das principais formas de transmissão é por mordedura, pois é na saliva que contém uma maior quantidade do vírus. Lembrando que o ser humano também pode desenvolver a raiva através da mordida de animais infectados.
Leia também: Como cuidar das patinhas do cachorro? Confira dicas incríveis
A raiva animal tem cura?
Infelizmente até o momento a raiva não tem cura em animais. E portanto, apenas a vacinação pode proteger seu animal de se infectar.
Isso torna a patologia, uma doença ainda mais perigosa e letal. Aliás, haja vista que os animais diagnosticados desenvolvem os sintomas de forma muito rápida.
Ainda assim, inclusive, pode levar o animal a óbito em questão de dias ou horas. Além disso, os animais doentes são submetidos a eutanásia.
Vale salientar que, como a raiva acomete o sistema nervoso dos animais, muitas outras doenças podem confundi com os sinais e sintomas; e dessa forma, apenas o médico veterinário pode realizar o diagnóstico correto.
Porque vacinar o animal contra a raiva?
Continuando, a raiva é uma doença perigosa e pode ser transmitida aos seres humanos por ser uma zoonose.
Dessa forma, aqui no Brasil, a vacinação contra a raiva em cães e gatos domésticos é obrigatória e pautada em Lei Federal.
Assim sendo, as prefeituras de todo o país fazem anualmente campanhas de vacinação antirrábica para cães e gatos. Então, fique atento e saiba como e quando proteger o seu animal com a vacinação.
Quando o animal deve tomar a vacina antirrábica
O ideal é que o animal seja vacinado aos 120 dias de vida, ou seja 4 meses, logo após ao concluir o esquema de vacinas contra doenças contagiosas. E a partir daí, os reforços devem ser anuais.
Isso porque, a vacina tem uma eficiência limitada e se faz necessário que o animal sempre tenha uma defesa atuante no organismo contra o vírus da raiva.
Sendo assim, caso o animal ainda não esteja vacinado contra a raiva, leve-o quanto antes ao médico veterinário. Pois somente a vacinação garante proteção para o seu melhor amigo e para você. Dito isso, não seja negligente, pois o pet depende do seu cuidado e atenção.
E então, é pegar o cartão de vacina do seu pet e não deixar para depois o que você pode fazer hoje pelo bem estar e a saúde do seu animal de estimação.
Ademais, você pode gostar de ler também: Como cuidar de doença urinária em gatos; o que é e como prevenir
Comments are closed.