Vacinação contra a raiva animal: tudo o que você precisa saber para proteger seu melhor amigo

Veja as principais dúvidas e entenda os cuidados que você deve ter com seu pet

Anúncio


A vacinação contra a raiva animal é indispensável para que tanto animal como tutor tenham qualidade de vida e fique protegidos da doença. Sendo assim, hoje (18/09) aqui no Blog Pets do Folha Go trouxemos muitas informações importante para você sobre a vacinação do seu pet. Confira a seguir!

Continua depois da publicidade

Leia também: Veterinária Bruna Hermes orienta; veja alguns cuidados ao viajar com os pets

Raiva animal: o que é?

 pets
Sendo assim, o vírus da raiva é tido como agressivo e contagioso | canva Pró

Pois bem, a raiva é uma doença que afeta os animais de uma forma geral e inclusive o ser humano. Desse modo, esta doença pode acometer várias espécies.

Continua depois da publicidade

No entanto, é mais comumente conhecida como raiva canina. Isso porque, os cães são os animais mais vistos com a doença.

Continua depois da publicidade

Embora, outros animais como gatos, bovinos e suínos podem vir a desenvolver raiva. Além de animais silvestre, como raposas, guaxinins, primatas e morcegos.

Vírus causador

Afinal, a raiva é causada por um vírus chamado de Lyssavirus que ataca principalmente o sistema nervoso dos animais.

Dessa forma, o vírus da raiva é tido como agressivo e contagioso, ou seja, pode ser transmitido para outros animais.

Portanto, uma das principais formas de transmissão é por mordedura, pois é na saliva que contém uma maior quantidade do vírus. Lembrando que o ser humano também pode desenvolver a raiva através da mordida de animais infectados.

Leia também: Como cuidar das patinhas do cachorro? Confira dicas incríveis

A raiva animal tem cura?

Infelizmente até o momento a raiva não tem cura em animais. E portanto, apenas a vacinação pode proteger seu animal de se infectar.

Isso torna a patologia, uma doença ainda mais perigosa e letal. Aliás, haja vista que os animais diagnosticados desenvolvem os sintomas de forma muito rápida.

Ainda assim, inclusive, pode levar o animal a óbito em questão de dias ou horas. Além disso, os animais doentes são submetidos a eutanásia.

Vale salientar que, como a raiva acomete o sistema nervoso dos animais, muitas outras doenças podem confundi com os sinais e sintomas; e dessa forma, apenas o médico veterinário pode realizar o diagnóstico correto.

Porque vacinar o animal contra a raiva?

Continuando, a raiva é uma doença perigosa e pode ser transmitida aos seres humanos por ser uma zoonose.

Dessa forma, aqui no Brasil, a vacinação contra a raiva em cães e gatos domésticos é obrigatória e pautada em Lei Federal.

Vacinação contra a raiva animal: tudo o que você precisa saber
Enfim, saiba mais da vacinação contra a raiva animal – iStock

Assim sendo, as prefeituras de todo o país fazem anualmente campanhas de vacinação antirrábica para cães e gatos. Então, fique atento e saiba como e quando proteger o seu animal com a vacinação.

Quando o animal deve tomar a vacina antirrábica

O ideal é que o animal seja vacinado aos 120 dias de vida, ou seja 4 meses, logo após ao concluir o esquema de vacinas contra doenças contagiosas. E a partir daí, os reforços devem ser anuais.

Isso porque, a vacina tem uma eficiência limitada e se faz necessário que o animal sempre tenha uma defesa atuante no organismo contra o vírus da raiva.

Sendo assim, caso o animal ainda não esteja vacinado contra a raiva, leve-o quanto antes ao médico veterinário. Pois somente a vacinação garante proteção para o seu melhor amigo e para você. Dito isso, não seja negligente, pois o pet depende do seu cuidado e atenção.

E então, é pegar o cartão de vacina do seu pet e não deixar para depois o que você pode fazer hoje pelo bem estar e a saúde do seu animal de estimação.

Ademais, você pode gostar de ler também: Como cuidar de doença urinária em gatos; o que é e como prevenir

Outrossim, nada melhor do que os pets saudáveis e felizes no passeio, veja que turminha linda!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies