WhatsApp lança recurso de “mensagens autodestrutivas”, semelhante ao Facebook Messenger

Depois de um bom tempo de teste, agora é real.

Demorou mas chegou, amigos. Após semanas de testes o WhatsApp anunciou, no começo desse mês, o lançamento da função de mensagem temporária e o site Folha Go nessa quinta-feira (12), não podia deixar de abordar mais essa novidade tão aguardada pelos usuários do aplicativo na área da tecnologia.

É isso mesmo, o WhatsApp lançou a função de mensagens autodestrutivas, isso significa que passará a ser possível configurar as suas conversas no aplicativo para que elas desapareçam automaticamente em exatos sete dias após o envio. A ferramenta facilita a liberação de memória do celular impedindo assim a formação de um histórico perpétuo.

Embora seja bem-vindo, a novidade não é uma surpresa, pois desde 1 de novembro, o site oficial do mensageiro do WhatsApp (FAQ) foi atualizado e fez menções ao recurso em sua página de suporte, fato este que evidenciou a disponibilidade iminente. A novidade está sendo liberada globalmente aos poucos e pode demorar a aparecer para todos os usuários. Infelizmente no Brasil, o recurso só deve aparecer para a maioria das pessoas na última semana de novembro.

Veja também: Tecnologia IPTV, a TV sem cabo, apenas via IP

WhatsApp/ Getty imagens
WhatsApp/ Getty imagens

Nova Função do WhatsApp

O novo recurso é semelhante as conversas secretas do Facebook Messenger, porém, precisa ser ativado manualmente. Ao ativar o recurso, as novas mensagens enviadas em uma conversa desaparecerão após 7 dias. As configurações mais recentes afetam todas as mensagens de uma conversa, mas as mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas.

Os usuários podem configurar a opção de mensagem temporária para cada conversa, ou seja, o recurso não é aplicado a todos os chats do APP. É possível tornar todas as mensagens de um grupo autodestrutivas, mas a opção só aparece para os administradores.

Em uma conversa entre duas pessoas, ambas podem ativar ou desativar o recurso. Lembrando que enquanto o recurso estiver ligado, todas as mensagens trocadas em uma conversa desaparecem após sete dias, você lendo ou não. Porém, o WhatsApp, ressalta que há exceções:

  • Se ficar sem abrir o WhatsApp por mais de 7 dias, as mensagens enviadas vão desaparecer da mesma forma. Mas pode aparecer na pré-visualização até que seja apagada as notificações;
  • Se responder a uma mensagem temporária, o texto dessa mensagem poderá ser exibido mesmo depois de sete dias;
  • Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde o recurso está desativado, ela desaparece na conversa original, mas não na conversa para onde foi encaminhada;
  • Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída ao backup. Porém, será apagada quando o usuário restaurar o backup.
  • Quanto a mídia, após download deverá ser apagada manualmente da memória do celular.

Ativando a função

Primeiro atualize o APP e veja se já liberou a novidade que está disponível para Android e iOS em seguida siga os passos
1. Abra uma conversa no WhatsApp.
2. Toque no nome do contato (ou do grupo).
3. Toque em “Mensagens temporárias”.
4. Se solicitado, toque em “Continuar”.
5. Selecione “Ativadas”.

Lembrando que para desativar o recurso, o caminho é o mesmo.

Leia também: Moto G 5G Plus é a nova sensação da marca Motorola embarcada de muita tecnologia

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies