Tecnologia IPTV, a TV sem cabo, apenas via IP

É possível usar tecnologia sem restringir as leis

Há muito tempo que o mundo não é mais o mesmo, tudo graças à internet, que surpreende desde a sua criação, pois nela você encontra de tudo, inclusive televisão, tendo isso em vista a Folha Go traz um tema bastante popular nessa quinta-feira (12): o IPTV.

Infelizmente, com com popularidade, pelos motivos errados, acabou se criando uma rejeição ao IPTV, devido ao fato ser fácil de piratear os canais via cabo que são pagos, no entanto ele pode ser usado nas conformidades da lei. Essa tecnologia proporciona grandes benefícios para quem sabe usar de forma legal e consciente.

-- Continuar depois da publicidade --

IPTV: método usado para transmissão

O IPTV ou Internet Protocol Television é um método usado para transmissão de sinal via protocolo IP, ou seja, pela internet. Tradicionalmente, os canais de televisão são transmitidos através de uma antena, satélite (DTH) ou televisão a cabo.

Ao longo dos anos, começaram a transmitir quase simultaneamente em Streaming (tecnologia de transmissão de dados via internet). Para acessar canais de TV pela internet, o usuário precisa ter um player de vídeo compatível com listas IPTV, ligado à televisão (semelhante ao aparelho da televisão a cabo ou DTH), para assistir canais IPTV o Kodi é o mais versátil e conhecido, mas existem outros .

Leia mais: Moto G 5G Plus é a nova sensação da marca Motorola embarcada de muita tecnologia

É possível usar IPTV de forma legal

Nos últimos dias, surgiram na internet muitas notícias de operações do Ministério da Justiça, em conjunto com a Polícia Civil, com relação à pirataria digital contra provedores de IPTV pirata e serviços de streaming irregulares.

Entretanto, vale lembrar que essas operações tratam de equipamentos destinados para pirataria. Assim, muitos equipamentos são simples decodificadores conectados à internet e, normalmente, com sistema operacional Android.

-- Continuar depois da publicidade --

Eles permitem que televisores não smart consigam acessar serviços de streaming como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video e YouTube entre outros e se o usuário quiser usar de forma gratuita, pode acessar listas IPTV, que contenham apenas emissoras da rede aberta (Globo, SBT, Record e outros).

Dessa forma se transmitirem de maneira aberta, não constitui pirataria. O problema reside no compartilhamento das listas de canais pagos livremente em fóruns e grupos, o que é considerado pirataria de conteúdo audiovisual pelas emissoras, operadoras de TV e detentores dos direitos autorais que cobram por isso.

Confira essa: Banda Larga: Detalhes Sobre O 5G, “Quinta Geração De Telefonia”

Saiba que há formas legais e ilegais de usar do IPTV

• O IPTV é uma tecnologia legal;
• O uso de listas IPTV com canais da rede aberta gratuitamente é legal;
• O uso de listas IPTV com canais pagos pelo assinante e para uso próprio é legal;
• O compartilhamento de listas IPTV com canais pagos na internet é ilegal. O uso de aparelho para transmissão de IPTV pirata é apenas uma das funções que consegue executar.

Uma observação muito importante que deve ser feito para uso legal da tecnologia,  é que é necessário o dispositivo ser homologado pela Anatel. No qual é encontrado no varejo.

Vantagens e Desvantagens

A vantagem está na sua facilidade de configuração. Além de poder ver o que quiser, quando quiser, onde quiser, seja na TV ou PC, smartphone ou tablet, ainda pode pausar, andar para a frente ou para trás.

Já as desvantagens estão na dependência de banda larga suficientemente rápida e grande, uma relação com sinal-ruído maior que 13dB e uma atenuação menor de 40dB. Esse é o empecilho maior, uma vez que nem todos possuem condições de adquirir essa tecnologia da comunicação.

Veja também: “Assassin’s Creed Valhalla”, Mitologia Nórdica, Xbox Divulga Gameplay A 4K

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...