O que é e como fazer um cronograma capilar? Técnicas importantes para o dia a dia, confira como elaborar certo
Aprenda a fazer um cronograma capilar
Diamantina – MG, hoje, 15 de Maio de 2022, por Eduarda Kellen. O cronograma capilar é fundamental para manter os cabelos brilhosos, saudáveis e macios, mas o que é, e como fazer um cronograma capilar? Técnicas importantes para o dia a dia, confira como elaborar certo.
O cronograma capilar pode ser definido como uma rotina de cuidados com os cabelos seguindo as etapas necessárias para realizar o tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar possui uma função fundamental para manter os cabelos saudáveis.
Mas como saber se o seu cabelo está precisando de nutrição, hidratação ou reconstrução? Além disso, como fazer cada uma dessas etapas? Bom, é isso que você irá aprender neste post. Portanto, leia até o final e não perca nenhum detalhe.
Veja também: condicionador e máscara – entenda a ordem certa
O que é, e como fazer um cronograma capilar?

Como mencionado anteriormente, o cronograma capilar nada mais é que uma rotina pensada nos cuidados com os cabelos, que proporciona a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios. Agora, vamos te explicar a função de cada uma dessas fases.
A nutrição tem a função de proteger o cabelo contra as agressões que o deixam ressecado, frisado e fraco. Já a hidratação proporciona maciez, brilho e movimento ao cabelo, pois ela age diretamente no córtex capilar, que é a parte mais interna dos fios.
A reconstrução salva os fios quebradiços e que foram afinados devido a químicas, como alisamentos, colorações, exposição à alta temperatura e ao sol, dentre outros. Por meio da reconstrução, o cabelo fica mais forte e resistente, assim, fica mais encorpado e não quebra facilmente.
Como fazer um cronograma capilar?
Primeiramente, é preciso identificar do que seu cabelo necessita: nutrição, hidratação ou reconstrução? Bom, se os fios do seu cabelo têm embaraçado, estão arrepiados e sem brilho, você deverá priorizar a nutrição.
Mas se ele está áspero e sem movimento, você deve investir na hidratação. Por outro lado, se você fez algum procedimento químico e seu cabelo tem estado quebradiço e ralo, é hora de reconstruir. Uma dica de cronograma capilar é realizar os seguintes processos, dia sim, dia não:
Realizar hidratação no primeiro dia, nutrição no segundo dia e outra hidratação no terceiro dia na primeira semana. Assim, basta seguir o mesmo padrão nas próximas semanas:
2ª semana: nutrição, hidratação e reconstrução;
3ª semana: hidratação nutrição hidratação;
4ª semana: nutrição, hidratação, nutrição.
Não perca: Como limpar e destravar zíper oxidado?
