14° salário dos aposentados está previsto para março, veja se haverá pagamento

Entenda tudo sobre o que se sabe até o momento sobre o benefício

Anúncio


Conforme previsão legal, o 14° salário dos aposentados deve ter pagamento no próximo mês. Veja hoje, 05 de fevereiro, quem terá direito e como funcionará.

A proposta do décimo quarto salário do INSS surgiu ainda em 2020. Apesar disso, sofreu atrasos legislativos em relação à análise e votações.

Contudo, após um longo tempo de espera, há grande expectativa quanto ao seu pagamento, que deverá ocorrer em 2022. Saiba tudo sobre o assunto!

14° salário dos aposentados vai acontecer?

14º salário dos aposentados
14º salário dos aposentados tem previsão para março, veja se haverá pagamento – Foto: Canva

Apesar de haver indicativos de datas de liberação do valor, ainda não há uma certeza de que haverá o pagamento. Afinal, o projeto ainda não obteve aprovação final.

Explica-se: o décimo quarto salário do INSS é um projeto de lei. Sua criação, então, depende da aprovação no Congresso Nacional. Portanto, enquanto isso não ocorrer, não há garantia do pagamento.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, o projeto tem conquistado vitórias. As últimas, aliás, referem-se à aprovação em comissões. Foi justamente nelas que o 14° salário dos aposentados obteve datas de pagamento.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, mesmo com o indicativo de pagamento, nada ocorrerá sem a aprovação final. Ela depende, ainda, do sinal verde pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, da votação pelo Senado.

Quando será o pagamento do 14° salário dos aposentados?

Caso realmente ocorra o pagamento do benefício, ele tem previsão para ocorrer em março de 2022 e março de 2022. Isto é, ele se limita a 2 anos.

Todavia, cabe lembrar que somente haverá respeito a esse calendário – conforme adições feitas pelas comissões – caso haja realmente a aprovação do benefício.

Nada impede, contudo, que haja a determinação de novas datas. Afinal, há poucas chances de que as análises e votações restantes ao 14° salário dos aposentados ocorram dentro de 1 mês.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...