Como conseguir RAIS de anos anteriores? O trabalhador pode obter? Entenda agora

É possível obter documentos a partir de 2002 de forma online

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Curitiba, 05 de abril de 2022 – Ao conseguir a RAIS de anos anteriores a empresa tem em mãos documentos importantes de natureza trabalhista. Hoje o Guia do Ex-Negativado ensina como obter o documento.

A RAIS é a Relação Anual de Informações Sociais. Ela corresponde a um documento que informa ao Ministério do Trabalho (MTE) importantes informações sobre os vínculos trabalhistas da empresa.

Ela tem emissão online. Embora seja possível obter os documentos de anos anteriores pela internet, cabe ressaltar que apenas empresas ou seus representantes podem solicitá-los.

Portanto, não cabe ao trabalhador obtê-los. No entanto, vale ressaltar que existe uma condição para que ocorra essa possibilidade de obtenção. Mais abaixo no texto damos mais informações.

Conseguir a RAIS de anos anteriores
Conseguir a RAIS de anos anteriores / Fonte: Canva Pro

Como conseguir a RAIS de anos anteriores?

Conforme informações do portal Gov.br a solicitação deve ocorrer pelo Portal de Serviços. Para isso, então, é necessário fazer login com o certificado digital de pessoa jurídica.

Continua depois da publicidade

Igualmente, deve-se informar quais são os períodos dos quais se deseja e informações para contato, tais como telefone.

Continua depois da publicidade

Da mesma forma, é possível conseguir a RAIS de anos anteriores por e-mail. Nesse caso, então, deve-se reunir a seguinte documentação:

  • Carta ou ofício com carimbo e assinatura do responsável legal pela empresa contendo nome e CNPJ;
  • Cópia dos documentos de identidade do responsável.

Caso a solicitação seja feita por escritório de contabilidade ou outro representante, então, é necessário apresentar uma procuração com autorização para obtenção dos documentos.

Dessa forma, basta enviar a documentação acima por e-mail para [email protected] e informar qual é o período da RAIS que você deseja receber. Em caso de dúvidas, por fim, basta ligar para a Central 158.

Quando o trabalhador pode conseguir a RAIS?

A consulta de documentos anteriores é exclusiva para os empregadores. Afinal, neles constam informações sigilosas e referentes a vários trabalhadores, geralmente.

Todavia, o trabalhador pode conseguir a RAIS em uma oportunidade. Ela se refere à conferência se o seu nome consta no documento. Isso é importante, aliás, para o pagamento do abono salarial PIS.

Nesse caso, basta entrar no site de consulta do relatório, nesse link. Depois, clique em “Declaração já entregue” > “Consultar trabalhador” e, por fim, digite o número da inscrição PIS.

Ao consultar a RAIS deste ano o trabalhador tem apenas acesso às informações sobre si mesmo. Isto é, apenas se ele consta no documento. Portanto, não tem acesso a dados de outros trabalhadores.

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...