Como receber o salário-maternidade? Veja como funciona em cada caso

Forma de solicitação é diferente para MEI, desempregadas e trabalhadoras empregadas

Anúncio


Como receber o salário-maternidade? Confira hoje, 17 de fevereiro, como funciona o pagamento e como requerer o benefício ao INSS.

O auxílio se volta a quem acabou de dar a luz ou, então, de adotar uma criança ou adolescente. Assim, ele acompanha o mesmo período da licença-maternidade, que dura em média 120 dias.

Dessa maneira, o benefício garante o sustento familiar (ainda que em parte) durante o período de adaptação da família junto ao novo membro.

Como receber o salário-maternidade?

Como receber o salário-maternidade
Como receber o salário-maternidade? Veja como funciona em cada caso – Foto: Canva

O benefício é pago pelo INSS. Têm direito a ele, por exemplo, as mulheres com carteira assinada. Também, quem está sem emprego, mas mantém a condição de segurada do INSS. Igualmente, as microempreendedoras.

Em cada caso a solicitação, pagamento e valores são diferentes. Dessa forma, confira abaixo como funciona em cada situação para receber o salário-maternidade.

Continua depois da publicidade

Para MEI e desempregadas

Quem é MEI contribui ao INSS e, por isso, tem direito aos benefícios previdenciários por ele pagos. Por isso, também garante o recebimento do salário-maternidade.

Continua depois da publicidade

A mesma coisa acontece com quem não tem vínculo de emprego, mas ainda mantém a condição de segurada do INSS. Ou seja, a desempregada também pode receber o salário-maternidade.

Para ambos os casos, cabe à beneficiária requerer o pagamento do benefício. Para isso, basta solicitá-lo no Meu INSS, disponível em aplicativo e site.

O valor, nesse caso, corresponde a um salário-mínimo (R$ 1.212). O pagamento ocorre por 4 meses após o nascimento da criança.

Como receber o salário-maternidade para empregadas

Igualmente, quem possui vínculo de emprego também garante acesso ao benefício previdenciário. Nesse caso, contudo, quem faz o requerimento do benefício é o empregador.

Isto é, ele quem informa ao INSS que a trabalhadora deu a luz ou adotou uma criança. Com isso, sinaliza a necessidade de que a Previdência suporte os pagamentos do período de afastamento.

O valor para receber salário-maternidade, aqui, é o mesmo do salário mensal. Ainda, quem faz o pagamento para a trabalhadora é o empregador; depois, então, ele recebe compensação do INSS.

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa [Grátis] e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns na internet.

O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita.

Em relação à consulta do CPF ao SPC e Serasa, ela pode sim ser feita gratuitamente. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Ainda no vídeo você entende mais sobre o Cadastro Positivo e sua supostamente influencia na vida de um consumidor.

Carregando comentários aguarde...
...
...